No dia 29 de dezembro e 2019, Dom Jacinto Brito celebrou a missa de Dedicação da Paróquia Santuário São Francisco de Assis, localizada na forania sudeste. O Santuário recebe diariamente a presença intensa de fieis que vão pagar promessa em devoção ao santo padroeiro. Devido ao grande número de pessoas que frequentavam a então paróquia de São Francisco de Assis, no ano de 2009 o pároco, padre Gonçalo Teixeira deu início a construção de um santuário.
Toda a construção foi mantida pelos paroquianos e devotos de São Francisco de Assis. De acordo com o padre Gonçalo, o projeto inicial era para uma simples reforma, mas depois ganhou maiores proporções. “Em nossas reuniões vimos que uma reforma não seria suficiente, uma irmã de nossa paróquia falou sobre a possibilidade de construirmos um santuário e assim decidimos fazer. As pessoas me questionavam como fazer uma reforma dessas, sem recursos, sem nada. E eu respondia que nós temos a fé! Se tudo isso aqui hoje existe, as nossas comunidades mantidas como são e todo trabalho equilibrado que aqui fazemos é graças a Deus acima de tudo e do povo que acreditou neste projeto”, relata.
Para os paroquianos que fazem parte da Comissão de Construção do Santuário, o sentimento é gratidão a Deus. “Nos momentos de maiores aflições, Cristo e sua mãe Maria Santíssima, sempre nos mostrou uma luz a ser seguida. Louvamos e agradecemos a Deus aos homens e mulheres que se juntaram e realizaram vários mutirões para ajudar nesta construção. Que Deus os abençoe e os recompense a cada um”, clama de Maria Gomes.
O comprometimento dos fieis com a igreja foi crucial nesta reforma. “Esta comunidade já nasceu grande, desde quando era área pastoral, todos os meses eram realizados cerca de 500 batizados em nossa comunidade, batizados que renderam frutos. Em 04 de outubro de 1996 nos tornamos paróquia e Deus quis e reservou o dia de hoje para nós, que fazemos parte deste Santuário”, reforça Jordão Costa que também faz parte da Comissão de Construção.
Agora o local passa a ser chamado de Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis e tem como primeiro reitor, o então pároco, padre Gonçalo Teixeira.
Com contribuições de Josiane Sousa (PASCOM Santuário São Francisco de Assis)
Fotos: Marcelo Cardoso