Foi sancionada em dezembro de 2019 pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, a Lei Municipal que autoriza a doação do terreno em que está localizada a Igreja Nossa Senhora do Amparo para a Arquidiocese de Teresina.
A área em que também está localizado o Marco Zero da cidade, estava sob a gestão pública municipal.
Com a regulamentação oficial, o imóvel fica legitimado como bem da Arquidiocese e não poderá ter outra destinação. De acordo com o pároco, padre José de Pinho, é de suma importância a Arquidiocese ter em mãos as escrituras dos imóveis de sua propriedade, igrejas, capelas, casas paroquiais e terrenos. “A Igreja do Amparo, por ser a construção e o imóvel mais antigo da Arquidiocese, ainda não dispunha desse documento em razão de uma situação histórica, quando a Igreja e o Estado formavam uma só ente. Porém, quando da separação da Igreja do Estado, não houve na época o reconhecimento dos bens patrimoniais da Igreja na sua totalidade ficando muito deles, sem este documentos comprobatórios. O terreno sob o qual se edifica a igreja do Amparo, embora nunca tenha sido utilizado pra outra coisa, nunca fora de direito o que era de fato. Contudo, diante das comemorações dos 190 anos da paróquia, em 2017, requisitamos junto à PMT essa documentação que agora nos foi concedida”, explica.
A documentação foi aprovada pelos parlamentares municipais e gestores do executivo. Para a vereadora Cida Santiago, responsável pela iniciativa, a lei busca atender o interesse público da comunidade católica. “Este é um momento de profunda gratidão para a Arquidiocese de Teresina, que festeja esta doação, em especial para o nosso Arcebispo Dom Jacinto e para o padre José de Pinho, pároco da igreja Matriz. Também agradecemos aos colegas parlamentares que foram favoráveis à aprovação da lei”, destacou.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo é o templo católico mais antigo da cidade. Inaugurada 131 dias após a fundação de Teresina, sua pedra fundamental foi lançada no dia 25 de dezembro de 1850, antes mesmo da proclamação da nova capital do Piauí com o nome de Teresina.
O templo secular, de enorme valor histórico e cultural, está localizado na Rua Rui Barbosa, Nº 270, na região Centro Norte da cidade.
Por Flalrreta Alves