A paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no município de Aroazes, comemorou 290 anos de festa em honra à padroeira. A história da paróquia se soma à história do local, marcada pela presença dos jesuítas no processo de catequização da comunidade original.
Acredita-se que a devoção à Nossa Senhora da Conceição exista há muito mais tempo no local, uma vez que Aroazes é terra indígena. “Há relatos da presença do padre jesuíta ainda em 1693, com padre Miguel de Carvalho trabalhando a catequização dos índios Aroazes. Era uma população muito grande”, declara a historiadora e moradora do local, Marta Negreiros.
Entre altos e baixos, e a redução da população indígena (dizimados no período colonial do Piauí), a Igreja mudou de local e município. Contudo, após a visita do então governador do Estado ao município de Aroazes, a paróquia foi (re)fundada e atualmente pertence à Arquidiocese de Teresina, que trabalha toda sua reestruturação.
“Muitas vidas, muitas histórias, tantas coisas bonitas que aconteceram nas terras de Aroazes, coisas tristes também, mas a gente vê no final que toda essa história é uma história divina, e que Deus vai fazendo que tudo, vai transpassando e correndo o tempo. Para mim é uma honra estar aqui celebrando junto com esse povo”, declara padre Willian, pároco do local.
A programação dos festejos, incluiu novena, procissão, e corte de bolo, celebrando também os 25 anos de ratificação da Paróquia.
A Arquidiocese de Teresina atua para reavivar a fé da população de Aroazes com o vigor marcado ao longo de sua história. Durante encerramento dos festejos, Dom Jacinto Brito leu o documento que transforma a paróquia em santuário.