Na noite de quinta-feira 21 de novembro, durante memória litúrgica da apresentação e Nossa Senhora no Templo, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, instituiu novos leitores e acólitos dentre seminaristas da Arquidiocese que estão no curso de Bacharelado em Teologia, no Icespi. A cerimonia aconteceu na capela da Graça, localizada na residência episcopal.
Os seminaristas Anderson Santos, José Eneas e Yago Waquim, do segundo ano de teologia, receberam o ministério de Leitura ou Leitorado. Enquanto os seminaristas do terceiro ano, Arlan Martins, Adriano Borges e Elton Carlos Virgílio foram instituídos com o ministério do Acolitado.
O leitor tem por função proclamar a palavra de Deus e o acólito deve auxiliar no altar e distribuir eucaristia entre os fiéis durante a celebração. Além do Arcebispo, participaram da cerimônia os padres formadores Anderson Fábio e Aerton Santos, bem como padre Gilberto Freitas, e padre Isaías Pereira, padres paroquiais dos seminaristas em formação.
Durante homilia, Dom Jacinto pontuou que os ministérios são tirados do tesouro de Cristo que oferta ao povo de Deus através da sua igreja. “Mais do que etapas, ou degraus para quem está avançando na formação sacerdotal, são passos de serviço de exercício da missão de salvação e proteção de Deus”, disse o Arcebispo.
O seminarista Yago Waquim, que recebeu o ministério de Leitura, destaca a mensagem sobre fidelidade a Deus. “Dom Jacinto nos orientou para que não tenhamos medo das fraquezas ou das nossas limitações, mas que mantenhamos a confiança em Deus pois foi ele quem nos chamou e ele é fiel. Aquele que nos chamou é fiel e vai cuidar e guiar da nossa missão ao longo da caminhada e do período que ainda nos resta na formação”, afirma.
Para o seminarista Arlan Martins, que recebeu o ministério do acolitato, o significado dessa etapa é mais forte. “Para mim tem um real significado porque mostra mais um passo dado em minha caminhada vocacional, e sabendo que esse é último ministério recebido antes do ministério ordenado, é ver que Deus caminha comigo”, declara.
O ministério do acolitato é dispensado pelas mãos do bispo e tem a missão de auxiliar os presbíteros e os diáconos no desempenho de suas funções, para distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, aos enfermos, como ministros extraordinários. Investidos dos respectivos ministérios, os seminaristas seguem em formação para a vida sacerdotal.
Flalrreta Alves