A forania Rural I da Arquidiocese de Teresina, formada por dez paróquias e quatro diaconias, realizou no ultimo final de semana o primeiro Congresso Eucarístico. Na oportunidade, os párocos representaram as paróquias no evento que reuniu centenas de pessoas em três pontos distintos do município de Água Branca.
Em cada ponto foi realizada uma formação. Na Sede da OAB do município, o padre Fabrício Damasceno apresentou formação com enfoque na Bíblia; no Centro Regional de Assistência Social (CRAS) o padre Edvaldo Barbosa apresentou formação com enfoque litúrgico; e na Câmara Municipal, Dom Jacinto Brito apresentou formação sobre a eucaristia com enfoque na missão pastoral.
A iniciativa, segundo o Arcebispo, formou a unidade da forania. “Foi um momento muito bonito e fraterno, com estudos, encontros e celebrações, realizados em cada paróquia simultaneamente, de modo que deu uma tônica de unidade e vivacidade da missão”, pontua Dom Jacinto Brito.
Durante a formação sobre liturgia, padre Edvaldo comentou sobre as características e necessidades para o entendimento do ritual litúrgico. “Apresentei três pontos que consideramos essenciais para o serviço missionário pastoral: a importância de gostar de servir, o enfoque litúrgico e o enfoque espiritual. Precisamos gostar de servir a Deus, por isso estivemos ali, apresentando e compartilhando o aspecto dos conhecimentos das fontes, descobrindo a forte espiritualidade na vida cristã e o meio mais adequado para celebrar a sagrada liturgia”, explica o padre coordenador Arquidiocesano de Liturgia.
A ideia é que os mais de 600 participantes multipliquem em suas comunidades paroquiais as experiências adquiras durante o Congresso. “Esse congresso foi muito significativo, pois quando a gente participa das coisas de Deus tem que fazer bem feito e para isso é preciso se aperfeiçoar e sempre ter uma reflexão sobre o que vai falar e como vai falar, para transmitir a mensagem de Deus com sabedoria”, declara a aposentada Maria do Socorro Alves, paroquiana com atuação em vários grupos da paróquia da Nossa Senhora, em Água Branca.
Um Congresso é o convite para todo cristão viver e testemunhar a vocação que é própria da Igreja. Na programação, os congressistas participaram de conferências, simpósios e palestras com foco na missão e no trabalho da Igreja a partir da centralidade da eucaristia.
A Forania Rural I da Arquidiocese de Teresina é formada pelas paróquias e diaconias dos municípios de Água Branca, Angical, Amarante, Regeneração, São Pedro do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Barro Duro, Monsenhor Gil, Palmeirais, Agricolândia, Olho D’Água do Piauí, Curralinhos e Passagem Franca do Piauí.