A Arquidiocese de Teresina investiu novos leigos para auxiliar os padres e diáconos na Celebração da Palavra de Deus. A cerimonia de investidura aconteceu terça-feira (05) na Diaconia Santa Edwiges, forania Sul II da Arquidiocese.
Os novos ministros da Palavra foram formados através da Escola Diaconal São Francisco, “formada por uma equipe multidisciplinar que envolve padres, diáconos, catequistas, coordenadores de liturgia, ministros da palavra e uma fonoaudióloga”, explica diácono Raimundo Reis, coordenador a Diaconia.
No total, 39 leigos foram investidos, sendo 29 da Diaconia Santa Edwiges, 02 da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes , 04 da Paróquia da Nossa Senhora da Vitória e 04 da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
A celebração da Palavra de Deus é um ato litúrgico reconhecido pela Igreja e pode acontecer em ocasiões em que um padre, ministro ordenado, não possa participar da Celebração Eucarística. Ao longo desse ano, vários leigos foram e ainda serão investidos como Ministro da Palavra, após passar por um processo de formação litúrgica e espiritual oferecida pela coordenação Arquidiocesana de Liturgia.
Para ser ministro da palavra, é necessário ter idade mínima de 25 anos e máxima de 70 anos. Além disso, é fundamental ter recebido os sacramentos da iniciação a vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), realizar o curso de formação para investidura e ter afinidade com a Palavra de Deus pois sua atuação será diretamente com as comunidades.