Com o sentimento de paz e tranquilidade apresentado por quem participou, a última visita pastoral missionária de 2019 aconteceu durante os dias 24,25,26 e 27 de outubro, na Diaconia São Francisco, localizada no bairro Angelim, Forania Sul II da Arquidiocese de Teresina.
Durante o momento, o Arcebispo de Teresina conversou com os moradores das comunidades e visitou escolas e unidades de saúde. “Valorizo muito conversar com os educadores e profissionais da saúde porque deles depende também o trato com as pessoas. Ao levar a mensagem de valorização da própria missão, vemos ali um espaço de crescimento da vida cristã e também a oportunidade de ajudar os outros com a profissão que eles exercem”, declara Dom Jacinto.
Quem recebeu a visita do arcebispo também vivenciou a experiência da voz de Deus naqueles espaços. “Quando soube que ele visitaria a escola, pedi que todos os alunos pudessem participar. Foi um momento extraordinário, pois abriu temas para que nossos professores possam trabalhar. Ficou um clima de amor e confiança, com muita paz e tranquilidade para trabalhar com o coração e abençoar”, declara professora Karla Patrícia.
O calendário anual de visitas foi elaborado de forma que a última fosse realizada exatamente em outubro, o mês das missões, que para esse ano foi convocado ao extraordinário. O diácono Francílio Ribeiro, responsável pela Diaconia de São Francisco, destaca o sentimento de gratidão e felicidade do povo pela realização da ação pastoral. “É perceptível o acolhimento das pessoas para com nosso arcebispo. A gente sente a alegria e desempenho dos missionários envolvidos nessa visita. Pessoas que vão surgindo e se colocando à disposição do trabalho missionário”, pontua.
Apesar da Diaconia ficar localizada na forania Sul II, a visita pastoral missionária contou com a participação de fieis de várias localidades da Arquidiocese de Teresina. Todos comprometidos com a missão de ajudar a formar o reino de Deus.