Hoje a santa Igreja celebra a memória de São João Paulo II, o primeiro papa a visitar o Brasil e o único que até o momento veio ao Piauí em visita pastoral. São João Paulo II é o patrono do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Teresina que para celebrar sua memória e pastoreio, anualmente organiza o tríduo e festa a São João Paulo II.
A proposta é levar a mensagem de esperança, mas ao mesmo tempo, “tornar os dias de tríduo e festa um momento vocacional de estímulo junto aos fiéis quanto à importância da nossa Igreja investir no surgimento de vocacionados. Nossos seminaristas irão testemunhar para a comunidade os seus dons vocacionais”, comenta padre Anderson Fábio Lopes, reitor do seminário.
Para o ano de 2019, o Tríduo de São João Paulo II na Arquidiocese de Teresina aconteceu em três paróquias, sendo um dia em cada local: Dia 17/10- Paróquia São João XXIII e São João Batista (São João), dia 18/10 – Paróquia Santa Luzia (Promorar) e dia 19/20 – Paróquia Menino Jesus de Praga (Saci) e teve como tema Com o tema: “Dar-vos-ei pastores segundo meu coração” (Jr 3,15).
A festa foi realizada dia 20 de outubro com a celebração da missa pela manhã no seminário Propedêutico São João Paulo II e feijoada após a missa. O momento contou com a presença do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, benfeitores e comunidade.
“Nesse dia foi possível reunir um caloroso clima familiar, ver os seminaristas propedeutas gastando forças em uma bonita atividade coletiva, admirar nos leigos o apoio fiel e generoso às vocações sacerdotais, conversar mais, fora dos grupos virtuais e sem pressas, sobre os desafios e as esperanças da vida real, muitos sorrisos, ao som de uma boa música, faz bem a alma e ao coração. Por essas e outras boas provas, todos ganhamos e só nos resta agradecer”, declara padre Anderson.
São João Paulo II
Enquanto papa, João Paulo II foi testemunho de vida e exemplo de seguimento do Evangelho, se dedicando até o fim dos seus dias na terra. Foi o papa que encorajou a juventude para a santidade eterna, despertando vocações e confiança na providência divina.
No dia 02 de abril de 2005 às 21h37, noite prévia ao Domingo da Divina Misericórdia, data que ele mesmo instituiu, São João Paulo II faleceu. Após 26 dias do seu falecimento, o para Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos de expectativa prescritos permitindo o início da causa de canonização. Em 1º de maio de 2011, Bento XVI o proclamou beato e, em 27 de abril de 2014, o Papa Francisco o canonizou santo.
“Ele é para nós o exemplo e o modelo de pastor segundo o coração de Deus, de maneira muito providencial quando o seminário foi idealizado levou esse nome de discipulado exatamente por conta do grande testemunho de um pastor que foi preparado dia a após dia a partir de luta, sofrimento e situação difíceis vividas na própria família, e experimentou de forma muito clara sobre o que é testemunhar Jesus. A mensagem que ele nos deixa é fazer com amor aquilo que Deus nos confiou” reitera padre Anderson.
O seminário Arquidiocesano que leva seu nome acolhe jovens que estão na sua primeira etapa no caminho do processo vocacional rumo ao sacerdócio. O seminário fica localizado na Rodovia Palmeirais, 12.560, (PI 130- Km 08)- bairro Angelim (forania sul II).
Por Flalrreta Alves