A décima terceira festa da mãe de Deus, realizada pela Arquidiocese de Teresina para celebrar a padroeira do Brasil e nossa mãe, reuniu centenas de pessoas no feriado do dia 12 de outubro. Com o tema “Nas águas de Aparecida, uma igreja em missão”, às seis e trinta da manhã o Arcebispo de Teresina deu inicio à celebração eucarística para festa.
“Salve virgem imaculada sem pecado concebida, salve Virgem imaculada, ò Senhora Aparecida.” Entoamos esse refrão tão conhecido para cantar com ela os louvores de Deus que nela fez maravilhas. O Senhor pôs os olhos na pequenez da sua serva por isso, doravante todas as gerações a chamam bem aventurada. “Que possamos, como Maria, dizer: ‘minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus meu salvador’”, disse Dom Jacinto Brito durante a homilia.
A celebração aconteceu no estacionamento do Convento de São Benedito, centro da cidade. Na data o Brasil também comemora o dia das crianças, a liturgia da celebração também contou com a participação desses pequenos missionários na construção do reino de Deus.
Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pela Avenida Frei Serafim (principal avenida de Teresina) em direção ao Centro Pastoral Paulo VI, onde ocorreu a coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Durante o percurso, todos recitavam o terço com parada em cada início de mistério em alguns pontos devidamente sinalizados e montados para esse momento, como a parada o Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ), em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) e em frente ao 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (BEC).
Nessa caminhada, muito fiéis levavam a imagem da padroeira, como sinal de amor e demonstração de fé. Edna de Oliveira Sousa, diz que há três anos participa da festa acompanhada da imagem. “Ela é minha protetora, tenho muita fé e me sinto bastante feliz e realizada em poder participar dessa festa em sua companhia”, declara a dona de casa, moradora do bairro Dirceu I.
A artesã Teresinha de Jesus Soares participou da festa com a imagem feita em papel reciclável. “Quando cheguei a missa já tinha começado, mas não perdemos a oportunidade de participar. Meu filho veio comigo pela primeira vez dessa festa que é ótima. E esse ano trouxe uma imagem feita por mim, meu primeiro trabalho em artesanato e trouxe comigo para agradecer por essa bênção”, comenta.
Após todos chegarem da procissão e devidamente se alocarem no estacionamento do Centro Pastoral Paulo VI, a imagem foi recebida até o palco montado para a coroação. Conduzida pelos escoteiros e com apoio dos acólitos.
Após acolhimento, as crianças da Infância e Adolescência Missionária (IAM) deram início ao momento de coração, levando itens que são utilizado nas atividades da IAM e finalizando ao som da canção de coroação à Nossa Senhora: “Te coroamos ó mãe”, que emocionou os presentes.
“Estou muito agradecido a Deus por essa graça, por essa experiência de, junto com a equipe maravilhosa, preparar, conduzir e realizar a 13ª edição da festa da Mãe de Deus. Agradecemos todos aqueles que participaram e acolheram nosso pedido e se fizeram presente nessa festa emoldurada pelo sol. Nessa manhã com certeza o brilho desse sol indica a luz que Maria trouxe em seu ventre, a luz que devemos refletir de Jesus em nossas vidas”, avalia padre Fábio Fernandes, coordenador da festa.
Premiação
Ao final da celebração e coroação, houve o sorteio de prêmios conforme foi anunciado para quem adquiriu a camiseta da festa.
Os prêmios estão sendo entregues pela comissão de pastoral no Centro de formação pastoral Paulo VI. Após todos os sorteados receberem o prêmio, o Setor de Comunicação fará divulgação nas mídias da Arquidiocese.
Por Flalrreta Alves