Com o objetivo de capacitar catequistas no exercício da catequese de iniciação à vida cristã com pessoas surdas, o Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Icespi), vai oferecer curso de especialização e extensão em catequese inclusiva e ênfase na surdez e em libras. As aulas terão início dia 27 de setembro no polo Icespi do bairro Cristo Rei.
Segundo o idealizador do projeto, esse é o primeiro curso de catequese inclusiva do país. “A partir do meu TCC onde trabalhei a catequese inclusiva, percebemos a necessidade da nossa Igreja em atender as necessidades especificas desse grupo. A CNBB pediu que fizéssemos extensão para todas as paróquias do país e vamos iniciar na nossa Arquidiocese”, explica padre Aquino Filho, coordenador da pastoral do surdo.
As turmas serão formadas também por alunos com comprometimento auditivo e contará com intérpretes de LIBRAS em paralelo com a explanação do professor que conduzirá as disciplinas, proporcionando contato de todos com a Linguagem Brasileira de Sinais.
A carga horária é de 480 horas correspondendo a 30 créditos, assim distribuídos: 04 (quatro) disciplinas da área Catequese: Iniciação à Vida Cristã; 04 (quatro) disciplinas da Catequese em LIBRAS; 04 (quatro) disciplinas relativas à Liturgia em Libras e 02 (duas) disciplinas ligadas à produção do conhecimento. “O Curso funcionará com turmas na cidade de Teresina-PI, em regime modular. Haverá também um período destinado ao estágio supervisionado e à confecção do trabalho de conclusão do curso. (TCC)”, pontua padre Aquino.
Para mais informações, entrar em contato com o Icespi através dos números: (86) 3211-7726 WhatsApp: (99) 8413-3545, Site: www.icespi.com.br Email: icespi@hotmail.com ou nas redes sociais: Instagram: @icespi.piaui Facebok: icespi.oficial.
Por Flalrreta Alves