A Palavra de Deus viva pode ser encontrada no livro sagrado da Igreja: a Bíblia. Nela, é possível encontrar a história do povo de Deus, das promessas de vida e sua vitória sobre a morte. A vivência com a Palavra é fundamental e essencial para crescer na amizade com Ele por meio da oração e Leitura Orante.
A Leitura Orante, ou Lectio Divina, surgiu no século 13, com o monge Guido. De acordo com a irmã Lúcia Alencar, do Instituto Nova Jerusalém, a Leitura Orante “consiste na compreensão da Palavra de Deus pelo leigo, que ajuda no encontro da pessoa com Deus, pois fazer a Leitura Orante é um encontrar com Deus”, explica a consagrada. Segundo as orientações da Igreja, a Lectio Divina consiste em cinco passos: leitura, meditação, oração, contemplação e ação. “São passos que ajudam na contemplação com Deus”, detalha.
Passo 01- Leitura
A leitura consiste em ler o texto bíblico até ele fique bastante familiarizado e presente na mente. Uma leitura profunda: “Perceber o que diz o texto e seus detalhes: como o ambiente se apresenta, observar o desenrolar dos acontecimentos, os personagens, a reação e palavras das pessoas”, orienta.
Passo 02- Meditação
“É necessário se perguntar como o texto faz sentido pra você? O que ele toca na sua vida?”, questiona.
Nesse passo é orientado também meditar nos cenários e personagens, e escolher um versículo para entrar em momento de oração (meditação), de forma a confrontar a passagem com a própria vida.
Passo 03- Oração
“O que eu digo a Deus através desse versículo? É um momento de oração pessoal, para falar com Deus a partir da leitura feita”, pontua a irmã Ana Lúcia.
A oração é fruto da reflexão e meditação, podendo nos levar a dar uma resposta a Deus.
Passo 04- Contemplação
“Momento em que eu não tenho mais palavras para me dirigir a Deus. É nesse momento que Deus vem até nós e reza por nós e a partir dessa resposta de Deus, colocamos na prática da vida essa Palavra”, explica a irmã.
Passo 05- Ação
“Como colocar essa Palavra lida em prática? Como atuar o que foi lido, meditado, rezado e contemplado? É o momento de dar frutos a partir da Palavra”, afirma a irmã Ana.
Para compreensão e crescimento na intimidade com Deus, é preciso abertura para a ação do Espírito Santo. Por isso, é recomendável também que antes de iniciar a Lectio Divina, seja invocado o Santo Espírito através da oração.
Por Flalrreta Alves