Com Programação em alusão à Semana Estadual de Combate a Hanseníase, o Centro Maria Imaculada (CMI) realizou na manhã da última quarta-feira (18), uma palestra com o tema “Preconceito e Estigmas na Hanseníase”. O momento foi ministrado pela psicóloga do CMI, Edileuza Alves, juntamente com os demais profissionais do centro.
Para a psicóloga, momentos como esse são de extrema importância, onde proporciona uma melhor visibilidade e conhecimento histórico a respeito da Hanseníase, promovendo assim um melhor enfrentamento e superação dos estigmas.
“Um dos pontos primordiais na realização de palestras e encontros como esse, é a informação, principalmente para que os pacientes estejam cientes e sejam multiplicadores para a redução do estigma e preconceito acerca da Hanseníase. Sem contar que há um esclarecimento e um conhecimento sobre o histórico da doença”, destaca Edileuza.
A roda de conversa contou também com a participação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), representada pelo fundador do núcleo no Estado, Ruimar Batista.
O Centro Maria Imaculada conta com uma equipe de profissionais de saúde, que receberam uma capacitação teórica-prática sobre a temática “Enfrentamento ao Estigma e Práticas Discriminatórias Relacionada a Hanseníase”, proposta pelo projeto Brasil Livre da Hanseníase.
A Semana Estadual segue com sua programação até o dia 21 de Setembro com a realização dos Mutirões da Hanseníase, no período da manhã, em diversas áreas da capital Teresina. Pessoas com ocorrência de manchas e falta de sensibilidade na região podem estar procurando os seguintes pontos de atendimento de forma gratuita.
- ZONA NORTE- Hospital Mariano Castelo Branco
- ZONA SUL- Hospital Geral do Promorar
- ZONA LESTE- UBS Piçarreira
- SUDESTE- UBS Renascença
- Teresina em Ação – Bairro Piçarreira com a Stand Morhan
Por Allan Matos (Assessoria ASA Teresina)