Considerado o terceiro maior santuário do nordeste, que atrai romeiros durante todo o ano, em especial nas três grandes festas locais, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres celebrou nesse final de semana a festa de exaltação à Cruz.
O momento integra o calendário religioso do Estado e reuniu milhares de romeiros em uma programação que incluiu missas na igreja matriz e no novo Santuário, com acolhida e Celebração da Cruz durante dos 10 dias de festejos.
“Todos os crucificados da história podem encontrar em Jesus um sentido para sua dor, para seu sofrimento e suas lutas. E a Igreja quer nos encorajar a doar a nossa vida por causas nobres, porque aquele que foi adiante de nós nos dá o testemunho e nos ajuda a compreender que, de fato, quem doa a sua vida ganha, e não perde. São João diz no seu Evangelho que Jesus foi exaltado na cruz e a Igreja preferiu essa dimensão bíblica e essa nomenclatura bíblica – exaltação – para dizer que a cruz foi como um trono de glória onde o rei da vida decretou vida para todos os seres humanos”, pontua Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.
O Arcebispo presidiu missa no santuário no dia 14 de setembro, dia em que a Igreja celebra a festa da Exaltação da Cruz, que trouxe como tema este ano “Cruz: palavra da Igreja em missão”.
“Escolhemos esse tema baseados no documento da CNBB em que um dos eixos é a Palavra de Deus. E também fomos inspirados na carta de São Paulo aos Coríntios, que diz: ‘a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos é uma força divina’. Então temos: cruz e palavra para uma igreja em missão”, explica o padre Valdiano de Araújo, vice reitor do Santuário.
Para a Igreja, a cruz é a recordação dos momentos de dor que podem ser vencidos pelo amor e a fidelidade. Através dela, somos motivados a nos inspirar para a salvação que, através da obediência a Deus, recebemos por graça.
O município de Santa Cruz dos Milagres fica localizado a 180 km da capital. O local registra quatro mil habitantes que, durante as festividades de exaltação à Santa Cruz, acolhem fiéis e devotos que se dirigem ao Santuário, que esse ano reuniu 5 mil pessoas na festa de Exaltação.
Por Flalrreta Alves