Em comemoração ao Dia Municipal do Diácono, instituído em Teresina através da Lei 4.865/16 de autoria da vereadora Cida Santiago, foi realizada uma Sessão Solene na noite de segunda-feira (26), na Câmara Municipal.
Os Diáconos são ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja que embora não recebam o sacerdócio ministerial, sua ordenação lhes confere junções importantes no mistério da Palavra, do culto divino, do governo pastoral e do serviço da caridade, tarefas que deve cumprir a autoridade pastoral seu Bispo.
“Esta Sessão é em reconhecimento e gratidão pela doação de todos vocês. Todos os diáconos têm um papel primordial na evangelização e promoção do ser humano. Espero que todo este testemunho de cada um, possa trazer muito mais famílias para a nossa Igreja”, disse a proponente da Sessão, vereadora Cida Santiago.
Durante a sessão, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, enviou a sua mensagem através de um vídeo, falando do crescimento do número de diáconos na Igreja. “A vocação do diácono permanente hoje na Igreja, proporcionalmente é a que mais cresce e nos alegramos, pela dedicação de todos na evangelização através do sacramento da Ordem. Continuem no meio da sociedade, testemunhando a duplicidade sacramental que receberam, que é o Matrimônio e a Ordem”, ressaltou Dom Jacinto.
O papel dos diáconos foi explicado pelo diácono Wilson dos Santos, presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos. “A missão só é possível por conta do chamado de Deus e também pelo amor, apoio e colaboração, das nossas esposas, dos nossos filhos e amigos. Devemos ser missionários, levando a palavra de Deus, em especial aos batizados e aos filhos da Igreja que estão afastados. Fomos ordenados também para o serviço da caridade, fazendo a animação dos pobres e excluídos, enfermos, desempregados, necessitados, reduzidos à miséria, ou seja, uma multidão que estende as mãos todo o momento para a Igreja. Então que possamos testemunhar o Cristo Vivo”, definiu diácono Wilson.
Diáconos na Arquidiocese de Teresina
Teresina conta atualmente com 50 diáconos, 26 candidatos para serem ordenados, além disso, as dioceses de Parnaíba, São Raimundo Nonato e Bom Jesus, tem Escola Diaconal. Um breve histórico da representação diaconal na arquidiocese, foi feita pelo padre Gilberto Freitas, pároco da Paróquia de Cristo Rei. “O Diácono marca a sua presença histórica com os irmãos. O primeiro diácono foi ordenado em 1981. Ao entrar nos anos 2000, o então arcebispo na época, Dom Miguel Câmara, inaugurou a primeira Escola para preparar os diáconos e em 2005, tínhamos a primeira turma e a partir dali foi dando a sequência do aprofundamento destes homens de fé e escolhidos. Juntamente com o apoio das esposas e filhos, eles vêm marcando a história não só da Igreja de Teresina, mas de toda sociedade e o que pesa e diferência entre eles é o compromisso”, contou padre Gilberto.
Para finalizar a solenidade, todos ouviram o testemunho de Marilene Ribeiro e Vítor Ribeiro, esposa e filho do diácono Francílio Ribeiro, respectivamente, em que testemunharam a missão.
“Percebo em Francílio, uma dedicação imensa, intensa, amorosa, cheia de fé, compreensão e de cumplicidade. A nossa realidade é que eu e os nossos filhos, servimos na Paróquia de Cristo Rei e Francílio na Diaconia de São Francisco. Louvo a Deus por ser esposa de um diácono”, testemunhou Marilene.
Com informações da Ascom/Vereadora Cida Santiago