Tomando Maria como exemplo de discípula e missionária fiel, a Arquidiocese de Teresina já prepara a 13ª edição da Festa da Mãe de Deus. Com o tema “Nas águas de Aparecida, uma Igreja em missão”, a missa, seguida de procissão e coroação da imagem da padroeira do Brasil acontece 12 de outubro e terá início às 6:30 horas no adro da igreja São Benedito.
“No início da manhã vamos nos reunir para rezar e agradecer, em seguida caminhar pelas ruas da cidade em festa e honra à padroeira do nosso país, reforçando que cremos em Jesus Cristo como único salvador, mas que temos como modelo, Maria, a discípula fiel”, declara o coordenador do evento, padre Fábio Fernandes.
As camisas para Festa já estão disponíveis no Centro Pastoral Paulo VI e nas paróquias. Para cada camisa adquirida no valor de 20 reais, o fiel recebe uma filipeta para concorrer ao sorteio de quatro prêmios: 01 TV Smart 43 polegadas, 01 fogão, 01 bicicleta e 01 salário mínimo.
Patrimônio Imaterial de Teresina
A Câmara municipal de Teresina publicou este ano, decreto reconhecendo a Festa da Mãe de Deus como Patrimônio Histórico-Cultural-Religioso-Imaterial do município. A festa acontece há mais de uma década e reúne fiéis e devotos de toda Arquidiocese, que acompanham a imagem da padroeira do Brasil em procissão pelas ruas da capital no feriado a ela dedicado, dia 12 de outubro.
O reconhecimento por Lei da festa foi proposto pela vereadora Cida Santiago, e tem por finalidade a valorização dos artistas e pessoas envolvidas no evento, realizado pela Arquidiocese de Teresina.
“A festa nos une como católicos e foi criada para louvar e agradecer a Deus pelas graças alcançadas por intercessão de Maria. O reconhecimento enquanto patrimônio é uma consequência da nossa fé manifestada. Estamos ainda mais empolgados para dar continuidade à nossa fé e tradição”, acrescenta o padre Fábio Fernandes.
Por Flalrreta Alves