No dia 15 de agosto a Igreja Católica dá início à Quaresma de São Miguel Arcanjo, conhecido por expulsar os inimigos de Deus e cujo nome significa “semelhante a Deus”.
Arcanjo significa primeiro anjo, da mais alta hierarquia. São Miguel é considerado o guardião celeste, grande defensor do povo de Deus e padroeiro da Igreja. Conhecido também como Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento, é o grande combatente e vencedor das forças do mal.
Difundida através dos discípulos de São Francisco, a quaresma de São Miguel Arcanjo deve ser rezada entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da festa de São Miguel(exceto aos domingos, pois é o dia dedicado ao Senhor). Para essa quaresma, é necessário acender uma vela abençoada diante da imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo, oferecer uma penitência durante os 40 dias, fazer o sinal da cruz e rezar a oração, Ladainha de São Miguel Arcanjo e Consagração.
A festa de São Miguel Arcanjo acontece no dia 29 de setembro. A Arquidiocese de Teresina celebra o santo na capela de São Miguel Arcanjo, localizada no Centro Pastoral Paulo VI. O Padre João de Matos (capelão), diz que São Miguel Arcanjo também é motivação para o momento e que através dele “podemos atingir a sensibilidade espiritual, a fé e a disposição que Maria teve de servir e agradar a Deus. Nosso Senhor nos alertou quanto a isso, pois todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”(Mateus 12,50). Que DEUS nos abençoe!”, acrescenta o padre.
Por Flalrreta Alves