Como objetivo de formar coordenadores para melhor atuar na missão evangelizadora da Igreja, dois missionários redentoristas estão em Teresina para auxiliar o trabalho pastoral de duas Diaconias da Arquidiocese.
Durante essa semana, de 12 a 16 de agosto, o padre Fábio Evaristo do Santuário de Aparecida e a leiga Jacilda Freitas estão atuando nas Diaconias São José (Forania Norte II) e Santa Edwiges (Forania Sul II), acompanhados dos diáconos que atuam nessas áreas, Geovani Batista e Raimundo Reis, respectivamente.
“Durante as comemorações pela semana da família, estamos nos reunindo com casais e agentes de pastoral para conduzir formações sobre as atividades missionárias, realização de eventos e promovendo reuniões”, explica o missionário redentorista.
Redentorista
A missão redentorista atua por meio da renovação periódica e vigorosa da vida cristã nas paróquias, apresentando-se assim como um serviço de colaboração com as Igrejas Particulares. Elas têm como objetivo principal evangelizar populações, grupos e multidões pastoralmente, respondendo às urgências pastorais da Igreja no Brasil.
Por meio delas, faz-se a pregação explícita e extraordinária da Boa Nova do Evangelho, para a conversão fundamental, permitindo suscitar e formar Comunidades Eclesiais de Base e satisfazer às aspirações da religiosidade popular, ao mesmo tempo em que promovem a integração dessa religiosidade com o processo de conscientização crescente.
Um redentorista é um irmão missionário, membro da Congregação do Santíssimo Redentor, discípulo de Santo Afonso e continuador da missão de Jesus Cristo no mundo, anunciando o Evangelho pela palavra e testemunho de vida.
Missa em celebração ao dia de São Maximiliano
Na quarta-feira (14) o padre Fábio presidiu missa em honra a São Maximiliano. O momento foi realizado na capela de São Miguel Arcanjo e contou com a participação de funcionários da Cúria e da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
“Durante a Segunda Guerra Mundial, São Maximiliano se ofereceu para servir no lugar de um colega seu, que era pai de família. Ele ofereceu sua vida, pois morreu durante a guerra. São Maximiano foi testemunha de que nossa vida é para Deus, servir e proteger, como diz o salmo de hoje ‘é Ele que dá vida à nossa vida’”, comentou o missionário redentorista durante a homilia.
Por Flalrreta Alves