Uma alerta que percorreu o Brasil e suscitou reflexão na Igreja foi: “O Batismo, fonte de todas as vocações”.
Não há dúvida de que a escassez de vocações sacerdotais e religiosas, de certo modo, afunilou a atenção para esse segmento vocacional. Porém, a compreensão de uma Assembleia de Batizados, consagrados ao Senhor, ou como diz o lema do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados”, nos leva a alargar esse horizonte mais e mais.
Assim, o “mês vocacional” (agosto) contempla a vocação ao Ministério Ordenado (Padre e Diácono), ao Matrimônio, à Vida Consagrada (Religiosos, Institutos Seculares, Sociedades de Vida Apostólica, Virgens Consagradas e Novas Comunidades) e a Vocação Laical (catequistas). Convencionou-se realçar a vocação dos Cristãos Leigos e Leigas no Domingo de Cristo Rei. Nisso está implícita a convicção da Vocação Laical como fermento no mundo.
A súplica “Enviai, Senhor, operários à vossa messe…” se estende a todas as vocações. Na verdade a Igreja carece de operários em todos os seus segmentos.
Uma vez o Papa Pio XI em uma audiência com leigos, especialmente, leigos casados, perguntou: de que uma paróquia precisaria em primeiro lugar?As respostas foram variadas: um templo, um pároco, estrutura financeira etc. O Papa afirmou: de um grupo de pelo menos 10 católicos convictos que fermentam a sociedade com o Evangelho de Cristo.
Ao brado de Pio XII: “Soou a hora dos Leigos”, testemunhamos um compromisso do laicato mais e mais missionário e generoso.
Para lhes dar sustentação se faz necessário pastores santos e sábios a orientar, formar e lhes dar os meios de santificação.
Para melhor se sentirem desafiados à santidade de vida, urge a presença da Vida Consagrada, como memória viva de Jesus e de seus fiéis seguidores para lhes desafiar no caminho da santidade.
Uma comunidade de Batizados conscientes é o espaço privilegiado para o surgimento de vocações sacerdotais e religiosas.
Todos vocacionados pelo Batismo!
Todos enviados para a missão, que Jesus confiou à sua Igreja
Dom Jacinto Brito
Arcebispo de Teresina