A União dos Juristas Católicos do Piauí (UJUCAPI) promoveu uma reunião ordinária, na tarde desta sexta-feira (09), para tratar sobre a causa de Beatificação e Canonização do Padre Pedro Balzi, que ficou conhecido no Piauí pelos trabalhos sociais realizados na região da Vila da Paz, zona Sul de Teresina . O padre Igor Torres recebeu a missão do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, para conduzir os primeiros passos do processo. Na reunião, o sacerdote apresentou informações relevantes para os juristas católicos interessados em saber mais sobre o assunto.
“Não é que o processo tenha sido oficialmente aberto, mas nós fazemos um tipo de consulta prévia em três etapas, já foram feitas duas: a consulta aos bispos da província eclesiástica e a consulta aos fiéis, através de um edital assinado por Dom Jacinto no dia 25 de julho. Nós agora estamos esperando uma terceira consulta, a que é feita à Santa Sé, pedindo a abertura oficial do processo, para iniciar aquilo que chamamos da fase diocesana da causa”, explica o padre Igor.
Para o Dr. Frederico Mendes, presidente da UJUCAPI, a finalidade é dar o apoio jurídico à causa. “Nós estamos contribuído com nosso conhecimento técnico para a causa da beatificação e canonização do Padre Pedro Balzi. Agora é colher depoimentos das pessoas que receberam milagres através da sua intercessão e preparar um dossiê para quando chegar à Roma, esse processo está provido de elementos que possam apressar essa canonização”, ressalta.