O projeto Terra Sacerdotal é desenvolvido pela Arquidiocese de Teresina para ajudar a custear a formação dos seminaristas. Pela primeira vez, foram realizadas visitas às residências dos benfeitores, pessoas que colaboram mensalmente com a iniciativa. A ação faz parte das atividades do estágio pastoral dos seminaristas, retirando-os das casas formativas para a missão em comunidade.
“A visita foi um momento de muita paz e alegria. Os seminaristas são meninos abençoados. Dedicam-se com afinco ao que fazem e se preparam para o serviço da Igreja, gosto de ouvi-los falar, sinto-os engajados na missão para a qual estão estudando”, declara Maria Celestina, benfeitora do projeto.
O seminarista Yago Waquim agradeceu a acolhida e generosidade que as famílias demonstraram ao recebê-los em suas casas durante os dias de visitas. “Desde já agradecemos a Deus por sermos instrumentos da presença eclesial na vida de tantos fiéis que colaboram espiritual e materialmente para nossa formação sacerdotal”, declara Yago, que visitou dona Celestina.
Realizada durante os dias 20 a 27 de julho, a ação contemplou quatro foranias da Arquidiocese, no total que quase 300 residências. Com os resultados positivos, o estágio pastoral nas residências dos benfeitores já entra para o calendário anual das atividades desenvolvidas pelo seminário.
“Minha mensagem é de chamamento, de convite aos irmãos para contribuírem com a formação de nossos futuros sacerdotes. Essa contribuição só fortalece nossa Igreja, torna-nos mais solidários, mais irmãos. Os seminaristas são como filhos. Temos ,eu e minha família, o maior apreço em recebê-los, quer na acolhida nos finais de semana, quer agora na visita. Sinto que nossa oferta é bem recebida por todos, vejo que são jovens dedicados ao serviço da Igreja e do próximo. Ser benfeitor só me gratifica , me tranquiliza e me coloca em sintonia com o Poderoso”, reitera a benfeitora Maria Celestina.
Projeto Terra Sacerdotal
O projeto Terra Sacerdotal existe há mais de três anos na Arquidiocese de Teresina e tem como principal proposta, colaborar com a formação dos futuros sacerdotes. A caminhada sacerdotal exige longos anos de estudos e de ações que necessitam de empenho financeiro e muita oração, conseguidos com o apoio dos fiéis e benfeitores.
O nome do projeto foi inspirado na oração do ofício de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. “Sois terra bendita e sacerdotal”, uma referência à mãe de Deus como mãe das vocações, e se refere ao chão, ao solo, onde é cultivado e nascem as vocações.
Nos últimos anos a Arquidiocese de Teresina dobrou o número de seminaristas e atualmente conta com 46 vocacionados ao sacerdócio da Santa Igreja, sendo 7 no Seminário Propedêutico, 19 na casa de filosofia Dom Edilberto Dinkelborg e 20 no Seminário Maior de Teologia Sagrado Coração de Jesus.
As informações bancárias para doação são: Banco do Brasil Agência 3219-0 e Conta 5812-2. A doação mínima é de R$ 10,00 (dez reais). Através das redes sociais também é possível obter mais informações sobre o Projeto Terra Sacerdotal. Instagran – @terrasacerdotal , Facebook – Terra Sacerdotal.
Por Flarreta Alves