Vinte e três agentes da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste IV (Piauí) participaram do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) realizado no Centro de Pastoral Dom Fernando em Goiânia – GO, de 18 a 21 de julho. Essa edição teve como tema “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social” e reuniu mais de 600 comunicadores católicos de todo o país.
Representantes de seis das oito dioceses do Estado (Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Oeiras, Picos e Teresina) estiveram presentes no evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizado pela Arquidiocese de Goiânia e Pontifica Universidade Católica de Goiás.
A escolha da temática para essa edição teve como motivação a fé e a situação política do país. Dentre os temas abordados e os respectivos palestrantes, a “Midiatização e Responsabilidades Na Igreja e No Mundo” (Prof. Dr. Moisés Sbardelotto), “Comunicação que nos Faz Pensar” (Prof. e pesquisador da USP Deoadato Rafael Libanio) e “Práticas Para Comunicação e Engajamento” (Prof.ª Ma. Luciana Serenini). O professor e pesquisador Moisés Sbardelotto, autor do livro “E o verbo se fez rede” conduziu uma das palestras do Muticom e defendeu a ocupação do espaço digital para anúncio do Evangelho.
“Toda evangelização envolve comunicação, e atualmente nossa vida envolve mediação tecnológica, seja través da televisão, do rádio, do jornal ou das plataformas digitais. A igreja se sente desafiada a ser presença significativa de anúncio do Evangelho e presença acolhedora do público diverso nesse espaço mediado, pois é o nosso mundo de hoje, onde vivemos, nos formamos, estudamos, trabalhamos. E ao fazer o trabalho de evangelizar pelas mídias digitais, a Igreja traz toda sua história, tradição e doutrina através dessa nova linguagem, permitindo também alcançar novos públicos e conectar pessoas através da palavra de Deus”, comenta o professor.
Além das conferências principais, essa edição do Muticom permitiu que os participantes montassem o percurso conforme seus interesses e necessidades, dentre reflexões teóricas-práticas a partir dos tópicos-chaves, organizados em 03 trilhas: Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social. O bispo de Oeiras e referencial para comunicação da Regional Nordeste IV, Dom Edilson Nobre, avalia como positiva a participação no Mutirão.
“Conseguimos reunir centenas de comunicadores que com certeza saíram mais capacitados para atuar na comunicação da santa Igreja, as palestras foram oportunas no contexto em que estamos vivendo, e sem dúvidas foi muito bom para nós que participamos e para o Piauí, que esteve presente através de quase todas as suas dioceses”, declara Dom Edilson.
A Arquidiocese de Teresina foi representada por sete agentes de pastoral, dentre eles a coordenadora do setor de comunicação da Arquidiocese, Cristiane Pinheiro. “Foi uma experiência muito rica, tanto pela aquisição de novos conhecimentos como pela partilha de experiências com outras dioceses. Acredito que essa edição do Muticom fortaleceu ainda mais a unidade da Pascom no nosso Regional, além de nos abrir para novas formas de fazer a comunicação com foco na evangelização, ocupando de forma mais eficaz as mídias digitais”, avaliou.
O 11º Muticom encerrou com a peregrinação ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, situado em Trindade – GO, cuja missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo de Goiânia – GO, Dom Washington Cruz, contando também com a participação de milhares de fiéis.
Por Flalrreta Alves