O projeto “Saúde e Vida” foi escolhido por votação popular para ser contemplado com os recursos do Movimento Bem Maior. O projeto desenvolvido pela Pastoral de Rua através da Associação São Paulo Apóstolo (ONG que atua junto à pastoral) da Arquidiocese de Teresina objetiva a realização da saúde preventiva aos moradores de rua.
Com a escolha, o projeto receberá 100 mil reais para sua execução. A responsável pela elaboração do plano, explica que o recurso obtido será destinado aos insumos necessários à essa execução. “Focamos no trabalho voluntário de todos os profissionais envolvidos. Esse valor vai ajudar a comprar material medico hospitalar, medicamentos e outros itens básicos necessários para a promoção de saúde das pessoas que atualmente estão vivendo na rua”, afirma Lucineide Rodrigues.
A coordenação agradece a todos os votos para que o “Saúde e Vida” fosse contemplado e ressalta a importância do projeto. “O acesso à saúde é difícil de uma forma em geral, e quando se pensa em moradores de rua, que fazem uso de drogas, álcool e por muitas vezes estão sem tomar banho, essa dificuldade aumenta. Então nós, da Pastoral de Rua, Cáritas Teresina e Associação São Paulo Apóstolo, sentimos essa necessidade e buscamos oferecer dignidade. Acredito que a temática sensível de promoção à saúde a essas pessoas contribuiu para que o projeto fosse escolhido pelo país. Agradecemos todos os votos recebidos”, reitera Lucineide.
No total, mais de 2 mil projetos sociais foram inscritos. Desses, 100 foram escolhidos e colocados para votação popular, onde os 50 mais votados seriam contemplados.
A Pastoral atende uma média de 100 pessoas, proporcionando acolhimento, oficina interativa, artesanato e alimentação. Os profissionais que desejam atuar junto à Pastoral devem procurar a coordenação e apresentar sua disponibilidade. A coordenação do projeto Vida e Saúde está disponível através do número: (86) 99972-0911.