A delegação piauiense da Pastoral da Comunicação viajou hoje para participar do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento nacional reúne comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. Esta edição tem como tema “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”.
Serão 24 horas de viagem até o local do evento. O grupo formado por vinte pessoas representado seis, das oito dioceses do estado (Bom Jesus, Teresina, Floriano, Oeiras, Campo Maior e Picos) se reuniu na manhã dessa quarta-feira (17) no Centro Pastoral Paulo IV e seguiu de ônibus para Goiânia, capital do estado de Goiás.
A programação do evento inclui palestras com renomados profissionais da área, oficinas, lançamento de livros e troca de experiências entre os participantes.
“As palestras são muito oportunas e só um evento da igreja pode proporcionar com o mesmo nível de aproveitamento. Vamos representar nosso estado levando a nossa experiência do Regional Nordeste IV “, declara Helder Felipe, da Diocese de Campo Maior.
Desde o ano de 1998, o Muticom é realizado a cada dois anos para aprofundamento, troca de conhecimento e análise crítica a partir de práticas de comunicação no âmbito da igreja, da sociedade e no mundo. O último Multicom nacional (décima edição) foi realizado no ano de 2017 em Joinville, Santa Catarina e teve como tema “Educar para a comunicação”.
Por Flalrreta Alves