Com a missão de promover o desenvolvimento das crianças a partir do ventre materno, a Pastoral da Criança atua na orientação básica de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.
Para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido, a Pastoral da Criança realiza a Assembleia Arquidiocesana para avaliação e planejamento da Pastoral. O evento acontece nos dias 19,20 e 21 de julho, na Obra Kolping, localizada no Bairro Dirceu Arcoverde, forania Sudeste da capital.
De acordo com a coordenação, o evento deve reunir mais de trinta coordenadores da pastoral, que são atuantes nas paróquias, diaconias e áreas pastorais da Arquidiocese.
“Vamos avaliar nossas ações e compartilhar as experiências exitosas do que temos executado. A programação inclui as orientações do papa Francisco para a vida missionária e uso das mídias para aperfeiçoar nosso trabalho pastoral”, explica Rosemery Vieira, coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança.
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB que alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários, assumindo a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, um movimento que já possui 36 anos de história sempre no objetivo de se reinventar em sua missão.
O objetivo da Pastoral é o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).
Por Flalrreta Alves