No último domingo (07) jovens da Arquidiocese de Teresina estiveram reunidos no auditório do Centro Pastoral Paulo VI para participar de uma formação sobre o documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. O subsídio oferece propostas evangelizadoras às realidades locais de modo provocador, na busca de novos caminhos, com diálogo franco e construtivo com a cultura pós-moderna.
Durante todo o domingo (manhã e tarde) jovens representantes de todas as paróquias da Arquidiocese discutiram as questões da realidade local, e pontuando alguns encaminhamentos para atuação da juventude cristã em Teresina. “Os jovens que participaram vão proliferar as informações para os demais jovens do seu grupo e de sua comunidade. Tivemos boas interações. Foi um evento bastante positivo”, avalia padre Isaias Pereira, referencial para a juventude na Arquidiocese.
Após as apresentações das propostas do documento, os presentes foram divididos em grupos de acordo com a forania que representavam. O momento teve o objetivo de programar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que deve acontecer dia 29 de setembro em cada forania.
“No próximo ano será realizado um DNJ em nível arquidiocesano e queremos fazer um evento bastante organizado e com bons rendimentos”, reitera o padre Isaias.
A Pastoral da Juventude tem os grupos de jovens como uma opção político-pedagógica onde a vivência grupal acontece para a ação evangelizadora. Organizados a partir dos grupos de jovens, a pastoral torna-se um espaço de valorização do protagonismo juvenil e da vivência comunitária de evangelização.