Durante os dias 4,5 e 6 de julho, bispos, coordenadores regionais, coordenadores diocesanos e leigos se reúnem na 29ª Assembleia Regional de Pastoral. O evento acontecerá no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina.
A Assembleia tem como objetivo avaliar as atividades realizadas pelo regional e estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB para o quadriênio 2019 – 2023.
“Este ano, seguindo impulso do Espírito Santo, propusemos como tema central o estudo das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. No regional vamos priorizar a juventude e a iniciação da vida cristã, que já vem em uma sequência de estudos”, explica o bispo de Campo Maior e vice-presidente da Regional Nordeste IV, Dom Francisco de Assis.
O Regional Nordeste IV é formado pelas oito dioceses do Piauí: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Na assembleia estarão presentes representantes de todas elas. De acordo com Dom Francisco, o evento vai permitir que a Igreja partilhe os sonhos e inspirações missionárias. “Vamos pensar nossos projetos, discernir, e juntos construir novos e futuros rumos pastorais em favor de todo nosso Estado e Regional. Quem participar, vá com animo e coragem para permitir que o Espírito Santo nos oriente enquanto as decisões. E quem for ficar, reze por nossa Assembleia”, pontua o bispo.
A 29ª Assembleia Regional de Pastoral vai contar com assessoria do Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, professor da PUC-RJ. Além das Diretrizes, também será estudado o Documento 108 da CNBB, que trata sobre o Ministério e Celebração da Palavra; as conclusões do Sínodo da Juventude – “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
A programação do evento não foi divulgada pela assessoria do Regional Nordeste IV.
Por Flalrreta Alves