A Segunda visita Pastoral Missionária de 2019 proporcionou mais interação entre as pastorais, grupos e movimentos, além de uma maior aproximação entre os fiéis da paróquia São José Operário, local contemplado com essa edição da visita.
A declaração é da equipe de coordenação presidida pelo pároco redentorista, padre Washington Luiz. “Foi um programação vasta, mas bastante tranquila e muito rica, conduzida com muita leveza onde percebemos o entusiasmo e animação do povo de Deus na nossa paróquia”, destaca o padre.
Iniciada na quarta-feira (26 de junho) o momento incluiu na programação visita aos doentes e reunião com a comunidade e pastorais da Igreja. A Missa de abertura ocorreu de forma simultânea em todas as comunidades da paróquia: Vila Operária, Matinha, Acarape, Conjunto dos Moradores, Bom Jesus e Matadouro, dia em que os padres redentoristas foram divididos nas comunidades para celebrarem a santa missa simultaneamente.
Na quinta-feira (27) foi celebrada a festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, santa padroeira, aos cuidados dos padres redentoristas. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
“A paróquia é muito marcada pela fluência semanal de pessoas que vêm de todas as paróquias para participar da novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. E vimos de perto a animação pastoral da nossa Igreja. Com visitas às comunidades, percebemos a quantidade de fiéis que não podem se deslocar até a Igreja, mas comunguem semanalmente através dos nosso ministros da Eucaristia. Com essa a visita percebemos o acolhimento e alegria dessas pessoas”, comenta o Arcebispo Dom Jacinto Brito.
Final de Semana
No sábado (29) foi realizado o último dia de visita às famílias e doentes da Paróquia. A iniciativa integrou a programação da Visita Pastoral Missionária, que é uma ação da Arquidiocese de Teresina, e tem como objetivo conhecer as paróquias, as ações pastorais e as realidades em que estão inseridas.
Ainda no sábado, os membros do Conselho de Pastoral da Paróquia São José Operário se reuniram com o Arcebispo de Teresina Dom Jacinto, que acompanhou os depoimentos dos conselheiros, bem como a reflexão sobre as ações dos grupos, pastorais e movimentos da paróquia. “O Arcebispo destacou a importância de uma Igreja que vive em unidade, fruto do verdadeiro Cristo, e ressaltou que as divisões desconstroem o encantamento e o testemunho de vida. Foi um evento muito bom”, comenta padre Washington.
Na tarde de domingo (30), foi realizada uma avaliação das atividades realizadas com os membros das comunidades e grupos onde cada um deu testemunho das experiências vividas nos últimos dias.
Em seguida foi ofertado um almoço para os participantes, encerrando oficialmente a Visita Pastoral com Dom Jacinto de Brito na paróquia.
Por Flalrreta Alves