A festa de Pentecostes movimenta a unidade da Igreja Católica, intensificando também as festividades pela presença do divino Espírito Santo. Na Arquidiocese de Teresina, algumas paróquias e foranias realizam o tradicional festejo em celebração ao Santo Espírito de Deus.
Valença
Uma das mais celebrações mais conhecidas ocorre no município de Valença. Realizada ao estilo português, a festa do divino naquela região é um evento bicentenário que reúne milhares de pessoas para a celebração da festa de Pentecostes. Na tradição daquele município, a população revive a história da coroação do imperador.
“Em cada ano é escolhido um imperador (família) responsável pela organização. Temos o desfile na via triunfal da cidade, onde o imperador utiliza um mando vermelho, um manto branco e escudos. Uma festa muito bonita e prestigiada” comenta Lindomar Amâncio, imperador da festa em 2018.
No cortejo, centenas de pessoas acompanham o imperador até a igreja de São Benedito, onde acontece o encontro com a Confraria do Divino Espírito Santo. Em seguida, todos os fiéis seguem em procissão até a igreja Matriz.
“Imperador e imperatriz são aqueles responsáveis por organizar a festa. Geralmente as pessoas fazem promessas ao divino para que, alcançando a graça, eles se tornem imperadores para organizar a festa do divino”, explica o padre Klebert Viana, pároco da paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença.
A confraria do Divino é uma organização fundada há seis anos e reúne todos os ex imperadores da festa do divino que estão em atividade. Segundo o padre, em 2019 houve um acréscimo de cavaleiros da missão. “Uma legião de cavalaria que a confraria também abrigou em Aroazes”, declara.
Segundo a organização, a decoração dessa festa é bastante luxuosa, com cortejos, cavalaria, duas bandas de música e reúne toda a população da reunião. Após a celebração da missa, são empossados os novos imperadores.
A missa conta com a presença dos fiéis de toda região de Valença e demais cidades do país para prestigiar a celebração do Espírito Santo e coroação de novos imperadores.
Regeneração
Os dons do Espírito Santo também são tradicionalmente enaltecidos em solenidades festivas no município de Regeneração, que realiza o pré-festejo durante os dois meses que antecedem a festa de Pentecostes.
No total, nove celebrações temáticas foram realizadas nas comunidades até o dia de Pentecostes, celebrado no último dia 09 de junho.
As celebrações e locais seguiram o calendário:
1a _ Missa Dom Da Ciência – 30/04
2a _ Missa Todos os Dons – 04/05
3a _ Missa Dom Entendimento – 07/05
4a _ Missa Dom Temor de Deus – 11/05
5a _ Missa Dom Sabedoria – 14/05
6a _ Missa Dom Fortaleza -24/05
7a _ Missa Dom Conselho – 25/05
8a _ Missa do Dom Piedade – 30/05
9a _ Missa Todos os Dons – 01/06
Por Flalrreta Alves