No calendário litúrgico, a festa de Pentecostes marca o encerramento do período pascal (cinquenta dias) e o início do tempo comum. Na missão espiritual, o momento celebra a essência da Igreja missionária movida pelo Espírito Santo.
O padre Neto Rego, vigário paroquial na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, explica o significado da solenidade para a Igreja. “Naquele instante do evento pentecostes, onde foi derramada a efusão do Espírito Santo, os apóstolos saíram na grande missão de anunciar o evangelho aos quatro cantos do mundo. Em uma teoria mais prática, seria o nascimento da Igreja Católica em sua via messiânica”, comenta o sacerdote.
Com essa celebração, somos convidados a testemunhar no mundo a presença do Espírito Santo em nossas vidas, e invocar sua efusão, para que ele renove a face da terra, agindo com a mesma intensidade dos apóstolos sobre a Igreja, povos e nações, pois, é através da linguagem do Espírito Santo de Deus que as nações de todo o mundo têm acesso ao evangelho e à salvação.
Trindade Santa
A Igreja católica é uma religião monoteísta através de um Deus que se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A cor vermelha, utilizada na festa de Pentecostes, representa sua defesa e efusão.
“Pneumatologia, é a ciência que estuda o Espírito Santo onde pneuma vem do defensor, aquele que significa o sopro da vida do Espírito Santo que seria ruah, como está na palavra, através do livro de Genesis, e coloca o santo espírito como defensor. Dentro da cor vermelha, temos também outras expressões de cores e símbolos que vão representar os dons do espírito santo”, esclarece padre Neto.
Os Símbolos do Espírito Santo (fogo, óleo e a pomba branca, que gera a paz) ganham grande destaque nas celebrações. Além disso, na catequese da Igreja católica, somos convidados a entender e vivenciar os dons desse Espírito: Sabedoria, Ciência, Fé, Dons de Cura, Maravilhas, Profecia, Discernimento, Variedade de línguas, Interpretação de línguas.
Inicio do tempo comum:
Padre Neto destaca a unidade do Pentecostes para orientar nossa vivência diária para o novo momento do calendário litúrgico. “Anterior à festa que acontece no domingo, existiu a semana de oração conectando várias denominações dentro do cristianismo em busca de uma oração fortalecedora pela unidade da nossa igreja. Com isso, devemos manter acesa essa chama de unidade e oração em nossa vida cristã”, orienta.
A cor verde, usada no tempo comum representa o cotidiano, que deve ser vivenciado com o protagonismo dos apóstolos na missão cristã evangelizadora.
O Espírito Santo vem trazer um novo ardor para a Igreja. A Celebração de Pentecostes acontece no próximo domingo (09/06) em todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina.
Por Flalrreta Alves