No próximo domingo (02) a Igreja celebra a festa de ascensão do Senhor, comemorando também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com o objetivo de levar a mensagem do papa Francisco pela passagem da data, Dom Jacinto Brito, acompanhado de agentes da Pastoral da Comunicação e do Setor de Comunicação da Arquidiocese, está realizando visitas a alguns veículos de comunicação da capital.
Nesta quinta-feira (30) a rádio FM Cultura, e o Portal Az vivenciaram o momento orante. “O mistério da Ascensão é um mistério da Comunicação entre Deus e o homem, duas naturezas: humana e divina que dialogam”, disse o Arcebispo no momento de reflexão durante a visita na FM Cultura.
Ano passado, cinco veículos de comunicação de Teresina foram contemplados na semana da Comunicação. Este ano, outros cinco serão agraciados com o momento. A rádio Cultura FM transmitiu ao vivo o momento orante conduzido pelo Arcebispo. “O perfil do nosso público é muito seguimentado. Ficamos muito felizes pela oportunidade de transmitir parte da celebração da Semana de Comunicação. Ficou marcado não só pra nós, os comunicadores, como também para os ouvintes da rádio”, declara Júnior Gavião, apresentador do programa Repórter Cultura.
A FM Cultura é um órgão vinculado à secretaria municipal de Comunicação e Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O Portal Az é primeiro portal de notícia on line na mídia secular de Teresina. “Bem aventurado aquele que recebe em sua casa a Palavra de Deus e a pessoa santa. Tivemos a honra de receber Dom Jacinto acompanhado da equipe de comunicação da Arquidiocese, o que nos deixa profundamente emocionados. A visita nos trouxe a mensagem sobre uma comunicação que congrega e nos traz uma reflexão sobre o seu ser e fazer comunicação. Foi a maior benção que um ente jurídico e seus componentes receberam na vida”, disse Arimatéria Azevedo, coordenador do Portal Az.
O 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como tema “somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. A mensagem apresentada pelo papa aponta que a comunicação via redes sociais deve ser exercida de forma agregadora e não de exclusão. “Estamos falando para o público alvo, para os multiplicadores da informação. Além de manifestar nosso apreço e acolhermos a todos em sua rotina de trabalho. Uma experiência que vale a pena e continuaremos a fazer”, afirmou Dom Jacinto, durante a reflexão que conduziu no Portal AZ.
Amanhã (31) outros veículos de comunicação da capital serão contemplados com a visita.
Por Flalrreta Alves