Levar Jesus Eucarístico para os mais necessitados, com o propósito de alimentar aqueles que clamam pelo alimento que só o Senhor ressuscitado oferece é a principal atribuição do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MECE).
Nesse sentido, a Arquidiocese de Teresina oferece orientações para o trabalho desse missionário, com o objetivo de ajudá-los a buscar e aprofundar as orientações do Magistério da Igreja e conduzir esse ministério com amor e doação.
“É uma diretriz específica para os ministros da Arquidiocese. Com normas e diretrizes fundamentadas pelo direito canônico para que não haja desconhecimento em relação à atuação e espiritualidade dos ministros eucarísticos”, explica o coordenador arquidiocesano dos MECE’s, diácono Kleiton Fernandes.
Na condução do ministério, anualmente a pastoral Arquidiocesana dos MECE’s realiza um retiro para espiritualidade e formação dos ministros, cujas ações, de acordo com o direito canônico, podem ser também de “aconselhar na falta de ministros, mesmo não sendo leitores ou acólitos, suprir alguns de seus ofícios, a saber, exercer o ministério da palavra, presidir as orações litúrgicas, administrar o batismo e distribuir a sagrada Comunhão de acordo com as prescrições do direito”(Canon 230, parágrafo 3). Além disso, a ocasião ainda permite debater as questões contidas no guia.
O manual contém orientações também sobre comunhão e visita aos doentes, vestes litúrgicas, adoração, admissão e investidura. O material com todas as orientações pode ser encontrado na Coordenação de Pastoral da Cúria, localizada no Centro Pastoral Paulo VI.
Por Flalrreta Alves