Agentes da Pastoral da Comunicação de seis dioceses do Regional Nordeste IV (Parnaíba, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano e Bom Jesus) estiveram reunidos no último sábado (18) na diocese de Bom Jesus do Gurguéia, sul do estado, para participar do Seminário de Comunicação: do like ao encontro. A iniciativa teve o objetivo de celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações que traz como tema este ano: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25) – das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.
A data é festejada pela Igreja desde o Concílio Vaticano II que, por meio do decreto Inter Mirifica, instituiu a comemoração do dia, celebrado anualmente na Solenidade da Ascenção do Senhor.
O Seminário iniciou com acolhida do padre Leandro Leal, coordenador de comunicação na diocese. Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras e referencial para as comunicações no regional, abordou a mensagem do papa Francisco para este ano, que descreve a internet como uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber. Mas que, infelizmente, é também um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente.
“No cenário atual, as redes sociais não representam necessariamente comunidades que se agregam em torno de valores, pois as pessoas se agregam e se reconhecem em torno de interesses ou argumentos caracterizados por vínculos muito frágeis. Assim, o que deveria ser uma janela aberta para o mundo, torna-se uma vitrine onde se exibe o próprio narcisismo”, afirmou Dom Edilson durante a palestra de abertura.
O seminário contou ainda com formações sobre três diferentes temas: o Uso das Redes Sociais, voltado para agentes da pascom e assessorado por Helder Felipe da diocese de Campo Maior e Cristiane Pinheiro, da Arquidiocese de Teresina; a Dimensão da Acolhida para secretários paroquiais, apresentada por Maria Lúcia Silva, que é secretária do Regional NE 4; e Linguagem Eclesiástica, conduzida pelos padres Raimundo Duarte e Antônio Roberto e por Marcianildes Pereira da diocese de Floriano, que teve como público alvo: diretores de portais e radialistas da região.
Para o padre Leandro, o encontro foi importante porque “despertou nos agentes de comunicação da diocese a consciência de que se deve utilizar os meios de comunicação, sobretudo a internet, como espaços de evangelização”, afirmou.
O encontro encerrou com missa na capela Nossa Senhora de Fátima, presidida por Dom Edilson Nobre e concelebrada por Dom MarcosTavoni – bispo de Bom Jesus e os padres Raimundo Duarte, Antônio Roberto e Leandro Leal.
Por Cristiane Pinheiro