A Arquidiocese de Teresina realizará a primeira Romaria das Famílias Dizimistas rumo ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres. O evento vai acontecer no dia 07 de julho. Segundo a coordenadora da pastoral do Dízimo, Cleonice, o nome é devido a organização da romaria, mas todos são convidados a participar. “O nome ’família dizimistas’ é referência à pastoral que está a frente da organização, mas todos os fieis da cidade são convidados a participar através da sua paróquia, explica.
Cada paróquia da Arquidiocese será responsável por organizar a excussão de seus paroquianos. A Pastoral Arquidiocesana do Dízimo está articulando a contratação de uma empresa para que o valor da romaria seja o mesmo para os paroquianos independente do local de saída. “Estamos negociando o valor de 45 reais para cada participante, não deve passar disso. A paróquia que por ventura não conseguir formar um grupo mínimo para lotação do ônibus, pode juntar-se a outra mais próxima até completar. Estamos disponíveis para ajudar nessa logística”, reitera Cleonice Magalhães.
A Arquidiocese orienta ainda que o horário de saída de Teresina seja às 4 da manhã para que haja tempo hábil de participar da Santa Missa no Santuário às 9 horas. A programação da romaria inclui, alem da celebração no Santuário, e visita ao município de Santa Cruz. O retorno dos romeiros para Teresina está previsto para 14 horas.
Considerado o maior Templo católico do Piauí, o santuário de Santa Cruz dos Milagres fica localizado há aproximadamente 200 quilômetros ao sul de Teresina. O local oferece ao romeiro toda uma atmosfera de espiritualidade e transcendência e recebe cerca de 100 mil romeiros por ano.
Por Flalrreta Alves