Lançada oficialmente nesta quinta-feira (26), a campanha “Abrace a São Benedito” tem o objetivo de arrecadar recursos financeiros, necessários para reiniciar e concluir a reforma do local até o dia de São Francisco, 04 de outubro, assegura Frei Chagas, pároco da igreja.
A igreja foi construída de forma voluntária e com contribuição dos teresinenses na época. Considerado patrimônio histórico da humanidade e cartão postal da capital do Piauí, o Arcebispo de Teresina explica que o templo religioso é um espaço de acolhimento para todas as pessoas, e que, independe do vínculo católico, podem fazer suas doações. “A igreja tem um valor afetivo muito grande, local de acolhimento a todas as pessoas que passam pelo centro da cidade, para um encontro com Deus em silencio e oração. Peço que todos abracem essa causa, seja pela fé, a mais importante, ou por motivos culturais e afetivos. Que essa memória afetiva seja acordada em nossos corações para colocarmos mãos à obra”, disse Dom Jacinto Brito durante lançamento da campanha realizada no adro da igreja.
O evento contou com a participação de religiosos, imprensa local, parlamentares, representantes do estado e paroquianos. Todo o material gráfico foi produzido de forma voluntária por uma agência de publicidade que ficará responsável também pela administração da “vakinha virtual” (uma das formas de contribuição).
A Vakinha virtual receberá doações a partir de 25 reais e no máximo dez mil reais, de acordo com a disposição do doador. “É importante verificar o ID para não correr riscos de imitações. O acesso pode ser feito pelo codificador da câmera do celular, ou diretamente pelo site vaka.me320“, explica Marina Lima, publicitária voluntária responsável pelo material gráfico da campanha e gestão do site da vakinha.
Outra contribuição via patrocínio é por meio da máquina de cartão disponibilizada pelo Banco do Brasil, também presente na solenidade de lançamento. “O doador escolhe se quer crédito ou débito, sugere o valor, passa o cartão e a doação já vai direto para a conta da campanha”, explica o gerente do Banco em Teresina.
Além das formas online, a campanha dispõe de arrecadações via carnês, venda de camisetas, caixinha ou doação direta. Confira cada uma:
Carnê de pagamento: pagamento mensal nos valores de 30, 50, 100, 150 ou 200 reais, pagos mensalmente até outubro de 2019, quando a igreja será reaberta. Os carnês podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou no convento, localizado ao lado da igreja.
Camisetas: A paróquia recebeu doações de camisetas com o tema da campanha que serão vendidas com a finalidade de custear a reforma. A branca custa 20 reais e a colorida custa 25 reais, e também podem ser adquiridas na secretaria ao lado da igreja.
Transações bancárias: Para doações via transferência bancária ou depósito, a Arquidiocese dispõe a conta via Banco do Brasil: Ag 3219-0, operação: 003, Conta Corrente: 9802-7.
Doações diretas podem ser feitas na secretaria o convento.
A igreja foi inaugurada em 1886, partindo do desejo dos negros que faziam parte da irmandade de São Benedito, tornando-se o terceiro templo católico a ser construído na capital do Piauí. “A igreja foi construída por pobres, negros e excluídos, e merecem um lugar especial em nossa campanha. Façamos nosso bom senso e contribuição para a reabertura da nossa igreja”, afirma o Vigário Geral da Arquidiocese, padre Tony Batista.
“Frei Serafim conseguiu construir, temos que reformar” – esse é o lema da campanha. Abrace você também essa causa!
Por Flalrreta Alves