Lançada oficialmente nesta quinta-feira (26) a campanha “Abrace a São Benedito” tem objetivo de arrecadar os recursos financeiros, necessários para conclusão da reforma do local até as comemorações de festejo do santo padroeiro. “Dia 04 de outubro nós queremos nossa igreja aberta”, assegura Frei Chagas, pároco da igreja.
O local foi erguido de forma voluntária e com contribuição dos teresinenses na época. Considerado patrimônio histórico da humanidade e cartão postal capital do Piauí, o bispo da arquidiocese de Teresina explica que a igreja é um espaço de acolhimento para todas as pessoas, que, independe do vínculo católico, podem fazer suas doações. “A igreja tem um valor efetivo muito grande, local de acolhimento a todas as pessoas que passam pelo centro da cidade, para um encontro com Deus em silencio e oração. Peço que todos abracem essa causa, seja pela fé, a mais importante, ou por motivos culturais e afetivos. Que essa memória afetiva seja acordada em nossos corações para colocarmos mãos as obra”, disse Dom Jacinto Brito durante lançamento da campanha realizada no adro da igreja.
O evento contou com a participação de religiosos, representantes do estado e patrocinadores. Todo o material gráfico foi produzido de forma voluntária por uma agência de publicidade que ficará responsável também pela administração da “vakinha virtual” (uma das formas de contribuição).
A Vakinha virtual receberá doações a partir de 25 reais e no máximo dez mil reais, de acordo com a disposição do doador. “Importante verificar o ID para não correr riscos de imitações. O acesso pode ser feito pelo codificador da câmera do celular, ou diretamente pelo site vaka.me320“, explica Marina Lima, publicitária voluntária responsável pelo material gráfico da campanha e gestão do site da vakinha.
Outra contribuição via patrocínio é por meio da maquina de cartão disponibilizada pelo Banco do Brasil também presente na solenidade de lançamento. “O doador escolhe se quer crédito ou débito, sugere o valor, passa o cartão e a doação já vai direto para a conta da campanha”, explica o gerente do Banco em Teresina.
Além das formas online, a campanha dispõe de arrecadações via, carnês, venda de camisetas, caixinha ou doação direta. Confira cada uma:
Carnê de pagamento: pagamento mensal nos valores de 30, 50, 100, 150 ou 200 reais, pagos mensalmente até outubro de 2019, quando a igreja será reaberta. Os carnês podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou no convento, localizado ao lado da igreja.
Camisetas: A paróquia recebeu doações de camisetas com o tema da campanha que serão vendidas com a finalidade de custear a reforma. A branca custa 20 reais e a colorida custa 25 reais, e também podem ser adquiridas na secretaria ao lado da igreja.
Transações bancárias: Para doações via transferência bancária ou depósito, a Arquidiocese dispõe a conta via Banco do Brasil: Ag 3219-0, operação: 003, Conta Corrente: 9802-7.
Doações diretas podem ser feitas na secretaria o convento.
A igreja foi construída em 1886, de forma voluntária, tornando-se o terceiro templo católico a ser construído na capital do Piauí e um cartão-postal da cidade. “A igreja foi construída por pobres, negros e excluídos, e merecem um lugar especial em nossa campanha. Façamos nosso bom senso e contribuição para a reabertura da nossa tigreja”, afirma o vigário gral da Arquidiocese, padre Tony Batista.
“Frei Serafim conseguiu construir, e nós podemos reformar” é a logo da campanha. Faça sua contribuição.