Há mais de uma década os fiéis de Teresina acompanham a imagem da padroeira do Brasil em procissão pelas ruas da capital no feriado a ela dedicado, – dia 12 de outubro- em uma manifestação da identidade católica da cidade e de toda Arquidiocese. Com essa tradição, a Câmara municipal de Teresina reconheceu a Festa da Mãe de Deus como Patrimônio Histórico-Cultural-Religioso-Imaterial do município.
“É uma alegria, pois o reconhecimento pelos poderes públicos constituídos pelos municipais legislativo e executivo, de uma festa Cristã que homenageia a Mãe de Jesus nos enche de muita Alegria e Júbilo”, declara Fernando Alencar, membro da coordenação do evento.
O reconhecimento por Lei da festa foi proposto pela vereadora Cida Santiago, e tem por finalidade a valorização dos artistas e pessoas envolvidas no evento, realizado tradicionalmente pela Arquidiocese de Teresina.
“A festa nos une como católicos e foi criada para louvar e agradecer a Deus pelas graças alcançadas por intercessão de Maria. O reconhecimento enquanto patrimônio é uma consequência da nossa fé manifestada. Estamos ainda mais empolgados para dar continuidade a nossa fé e tradição”, destaca o coordenador do evento, padre Fábio Fernandes.
De acordo com o texto sancionado, caberá ao Poder Executivo Municipal regulamentar a presente Lei, no que couber, bem como estabelecer e organizar as atividades a serem desenvolvidas para divulgação do evento.
Por Flalrreta Alves