Na última sexta-feira (12) da quaresma, fiéis se reuniram para a Via Sacra dos Passos. O momento faz memória do trajeto percorrido por Jesus, desde a sua Condenação até a Morte na Cruz. A procissão teve início na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, de onde saiu a imagem do Bom Jesus dos Passos. No meio do percurso, a imagem do Senhor dos Passos, se encontrou com a da Virgem Dolorosa vinda da Igreja de São Benedito e o cortejo seguiu em direção a Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Para o padre Carlos Wagner, além de fazer memória aos passos de Cristo, é necessário viver também em sintonia com a seu sacrifício pela humanidade. “Olhando para Jesus que suporta a sua cruz por amor a nós, nós tomamos consciência que devemos também suportar a nossa cruz por amor a nossos irmãos. Então o significado dos passos do Senhor, é que nós também empreendemos esses passos com ele, não só agora, mas durante toda a nossa vida”, afirma.
Os fieis meditaram as 15 estações da Via Sacra pelas ruas do centro de Teresina. Nesse clima de reflexão, a professora aposentada Maria Zélia dos Santos, participou da Via-Sacra dos Passos e ressalta que é necessário ter consciência da dimensão do amor de Deus pela humanidade. “Participar da Via Sacra é muito gratificante para mim, ao mesmo tempo é triste, mas é uma forma de fortalecer a minha fé e reconhecer o amor de Deus por nós.” Ressalta.