A confissão é essencial para os católicos, pois somos convocados a experimentar o amor de Deus através desse sacramento, entendido como Reconciliação, o retorno à casa do Pai e à amizade com Deus.
A amizade e intimidade com Deus é um exercício pessoal inerente à vida cristã. Mas o rito sacramental da confissão deve ser exercido por meio do sacerdote, o cristão legitimado para absolvição do pecado e reconciliação com Deus e a Igreja, como nos apresenta as sagradas escrituras:
“Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”. (Hebreus 5:1).
O sacramento é uma orientação da Igreja para recebimento da graça edificante. A Igreja recomenda ainda que em alguns tempos litúrgicos de preparação como, por exemplo, na Quaresma (preparação para a Páscoa) e Advento (preparação para o Natal) esse sacramento seja executado.
Direcionamento Espiritual e Confissão comunitária
Ainda existem muitas divergências entre confissão e direcionamento espiritual. Assim como a confissão comunitária, praticada por muitos católicos.
A conversa com o sacerdote, para orientação, aconselhamento e até dúvidas liturgias e espirituais, são entendidas como direcionamento espiritual, que podem ser realizadas até por meio de dispositivos interacionais (telefone). “Na confissão, como sacramento, é necessário a presença física entre o padre e o confessor, bem como o arrependimento do pecado confessado para que através do ato do sacerdote legitimado por Deus e pela Igreja, ocorra a absolvição do pecado”, explica o padre Isaias Pereira.
Quanto à confissão comunitária, os fiéis devem ficar atentos às mudanças de entendimento após o Concílio do Vaticano II, que recomenda a confissão auricular, aquela individual e “ao pé do ouvido”. Para isso, fundamenta-se na orientação bíblica dos doze apóstolos, que tiveram a missão de absolvição, atualmente atribuída aos sacerdotes, representantes desses apóstolos na Igreja edificada por Jesus.
Dessa forma, muitas paróquias disponibilizam um calendário para confissões, permitindo que através desse sacramento a comunidade desfrute da paz no coração para celebração da Páscoa.
Confira a programação de confissões na Forania Centro.
Por Flalrreta Alves