A Arquidiocese de Teresina conta agora com 21 novos ministros da Palavra. A celebração de investidura aconteceu no último sábado (30) na comunidade Santo Antônio da Paróquia São Pedro Apóstolo, forania sul I, e foi presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito.
“A comunidade compareceu em peso para receber os novos ministros. O pároco padre Leonildo Campelo estava muito feliz com o momento, pois a investidura acrescenta bastante para o serviço de evangelização da nossa arquidiocese”, comenta o coordenador Arquidiocesano do Ministério da Palavra, Francisco Alves.
No total, os novos ministros foram investidos após quatro meses de formação, orientados pelos Diáconos Manoel Bezerra e Giovane Batista, sempre acompanhados pela coordenação arquidiocesana para os ministros da palavra.
O Ministro da Palavra é o cristão investido para servir no bom desempenho da proclamação da Palavra de Deus, como expressão da Igreja reunida. Através da sua presença, são preparados os serviços de acolhimento, animação, canto, proclamação da leitura e demais atividades que envolvem a Celebração da Palavra, inclusive a presidência litúrgica na ausência de um presbítero (ou diácono). Para isso, é imprescindível que a equipe seja formada com fundamentação litúrgica, pastoral e envolvimento de todos os setores da comunidade.
“De muitos modos Deus nos fala. Sabemos que a Bíblia é o referencial insubstituível. Então, quanto mais nossa Igreja se volta para a evangelização, mais ela percebe a necessidade de operários que estejam junto ao povo proclamando essa Palavra, seja com o testemunho, em rodas de conversas, nos lares, ou em um ambiente de trabalho. O ministério da Palavra é muito importante e especial para nossa Arquidiocese, e fico muito satisfeito com a entrega de mais novos leigos para esse ministério”, declara Dom Jacinto.
Todo cristão batizado, e por seu batismo confirmado, tem legitimidade para o serviço do Ministério da Palavra, reconhecido pelo Vaticano e recentemente atualizado pela CNBB. Para isso, deve participar de em uma formação específica. Na Arquidiocese de Teresina, o curso de formação é oferecido pela escola diaconal São Francisco de Assis.
Por Flalrreta Alves