A Arquidiocese de Teresina promoveu na manhã desta segunda-feira (25) o lançamento, para a imprensa, de sua mais nova campanha intitulada “Caminho do Bem.” O momento faz parte da programação que visa aproximar mais a iniciativa da sociedade.
É notória a presença da Igreja nas mais diversas comunidades periféricas de Teresina, e cidades do interior, e este aumento gera custos financeiros para a manutenção dos espaços criados. Como exemplo pode-se citar as duas paróquias, São Bernardo de Claraval e Beata Irmã Dulce dos Pobres, além das três diaconias, duas em Teresina e uma na zona rural, todas criadas entre 2018 e início de 2019.
O papel da Igreja, como pede o Papa Francisco, é estar em saída para que chegue à todos os locais e pessoas. É por esse motivo que o Diácono Raimundo Reis, Ecônomo da Arquidiocese, ressalta a contribuição desta iniciativa para promover a continuidade dos trabalhos: “Essa saída necessita de recursos humanos e materiais. Com essa demanda da evangelização se fez a necessidade de pensar. Houve um projeto que vem sendo amadurecido desde outubro e que hoje promovemos o seu lançamento oficial” afirma.
É válido ressaltar que a Arquidiocese é exemplo para outras Dioceses no Brasil no que diz respeito ao ingresso de seminaristas em seus seminários. De aproximadamente 30, os seminários hoje contam com 53 seminaristas. Esse ingresso foi comemorado por Dom Jacinto Brito, Arcebispo Metropolitano, de forma que o mesmo usou esses dados para justificar um dos destinos dos investimentos com a arrecadação através da campanha: “Não podemos deixar no abandono os mais necessitados. Talvez sejamos das poucas dioceses com um número tão expressivo de seminaristas. Essa é uma oportunidade de fazer o que estamos fazendo, a de expandir a nossa ação evangelizadora missionária,” ressalta.
Ainda segundo o arcebispo o momento de dificuldade financeira atinge a todos os brasileiros, sem distinção, incluindo as ações da Igreja Católica em todo o Brasil: “Ninguém ignora que estamos em tempos difíceis, mas também ninguém ignora a fé do povo piauiense. Sentimos que esse apelo seja trilhado por nós juntos, potencializado pela ajuda de cada qual. Colocamos nas mãos da sociedade a oportunidade de nos ajudar,” conclui.
Os membros de grupos e pastorais são peças chaves nesse processo de venda que acontecerá em todas as datas festivas da arquidiocese. A “Nova Comunicação” é parceira na realização desse momento. Segundo a representante da empresa, Silvana Fortes, os interessados na aquisição da cartela poderão adquirir o material em diversos pontos: “O Centro Pastoral Paulo VI, as Paróquias e Diaconias serão os locais de vendas das cartelas até a primeira quinzena de junho. O preço será 10 reais e hoje foi o dia de lançamento oficial onde atuaremos nos mais variados veículos de comunicação” afirma.
Ao todo serão 10 prêmios sorteados, entre carros, motos e aparelhos de Tv, com sorteio a ser realizado no próximo dia 15 de junho, dia do “Arraiá das Famílias”, no Parque Potycabana.
Daniel Carvalho