A Campanha da Fraternidade foi lançada, a nível arquidiocesano, nessa quinta-feira (07) em uma solenidade, na Residência Episcopal, que reuniu boa parte da imprensa de Teresina, além do Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Brito, parte do clero e representantes do poder público.
O momento proporcionou a apresentação da temática deste ano “Fraternidade e Políticas Públicas”, além de uma explicação sobre como a Igreja pretende trabalhar, junto com os cristãos, esta temática ao longo de 2019.
Para o Coordenador Arquidiocesano da Campanha, Padre Leonildo Campelo, a intenção é proporcionar um maior esclarecimento, por parte da Igreja, aos cidadãos, para que saibam seus direitos: “As políticas públicas deixam a desejar! A Igreja almeja o céu, mas também é do mundo. Ela favorece e leva o povo a despertar pelos seus direitos, pois somos cidadãos, inseridos no mundo e voltados para o alto, sendo necessário termos uma reflexão sobre aqueles que nos representam,” explica o sacerdote.
No evento de lançamento, estiveram presentes também algumas autoridades políticas, entre elas a vereadora Cida Santiago, que destaca a importância da Igreja Católica em abordar políticas públicas durante esse ano. “Falar de política pública, é falar de ação de governo e essa ação é justamente para a sociedade ser beneficiada com aquilo que nós trazemos como lema: o direito e a justiça” afirma a vereadora.
Quem participou também foi a deputada estadual Teresa Brito, que reforça a importância do trabalho em conjunto entre a sociedade e o governo. “A população precisa estar antenada sobre os seus direitos, para cobrar e que eles possam ser efetivados e os gestores devem ter compromisso, no sentido de utilizar bem os recursos públicos, para atender bem os cidadãos, em todas as áreas das políticas públicas”, destaca a deputada.
A população ganha, por ter mais uma ferramenta de esclarecimento, como também mais espaço para discussões sobre seus direitos e deveres como cidadãos brasileiros. O Secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi), observa que a campanha contribui fortemente para a construção de uma cidade melhor: “A Igreja Católica sempre provoca discussões. A medida que ela traz as políticas públicas para essas discussões, ela provoca novas energias para o poder público e aproxima a sociedade para atuar junto do mesmo desejo. Muitas vezes nós mencionamos esse termo, Políticas Públicas, mas não nos atentamos para o seu significado. São ações que refletem na nossa sociedade através da contribuição de cada cidadão em Teresina e no Brasil como um todo” esclarece.
Dom Jacinto Brito destaca o quanto é importante a Campanha da Fraternidade, que é organizada pela CNBB e executada em todo Brasil: “Quando a Igreja lança uma CF, ela lança para o país inteiro, o que promove admiração de outros países. É uma campanha que consegue atingir a sociedade. Desde de 2014 o nosso país está travado quanto políticas públicas e é aí que a Igreja entra. Uma campanha para levantar temas nas orações, reflexões e cantos, inquietando a consciência dos católicos”, afirma o Arcebispo.
Por Daniel Carvalho