Os membros da Pastoral Carcerária têm realizado visitas nas unidades prisionais do Estado com foco na evangelização dos irmãos privados de liberdade. As ações integram o calendário de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Nesse mês de fevereiro os colaboradores da Pastoral já promoveram missa e momentos de escuta na Penitenciária Feminina e no último domingo (17) o Hospital Areolino de Abreu recebeu a equipe, que conta ainda com o auxílio de seminaristas da Arquidiocese de Teresina.
A Pastoral tem como objetivo promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. Com o desejo de somar esforços, a coordenação convoca novos interessados para se engajarem na missão principal que é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no Sistema Prisional.
Composta por cerca de 20 membros, a pastoral tem o diácono Paulo Weidson como coordenador. Ele explica que “os agentes trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz”, diz.
Na sociedade, a Pastoral Carcerária trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promover a dignidade humana e motivar a criação de políticas públicas para as áreas prisionais.
Atualmente, a Pastoral acompanha a comunidade encarcerada que vive nos presídios do Estado do Piauí e por ano são muitos os atendimentos nesses espaços privados de liberdade. “Além de contribuir com ações junto aos presos e egressos, no que diz respeito à assistência social, cultural, educacional, jurídica, religiosa, material e à saúde, desenvolvemos um processo de reflexão junto à sociedade, por meio de seminários, debates, reuniões, que objetivam melhorar a questão carcerária no Estado, e do processo penal como um todo, assim como a situação dos presos e alternativas a este sistema. Por isso entendemos que capacitar os agentes da Pastoral Carcerária por meio de cursos de formação é ação importante do calendário de atividades previsto para 2019”, reforça o diácono.
Para mais informações sobre o trabalho da Pastoral ligue (86) 99964-9282. Quanto às reuniões da Pastoral Carcerária a coordenação reforça que os encontros ocorrem todo terceiro sábado de cada mês, às 15:00h na Casa do Povo de Rua que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, n° 702 – Centro-Sul. Próximo à Delegacia da Central de Flagrantes.
Por Vera Alice Brandão