Dom Celso José Pinto da Silva, Arcebispo da Arquidiocese de Teresina falecido em 28 de setembro de 2018, receberá uma homenagem no próximo dia 22 de fevereiro. Está agendada para a data, a inauguração de uma praça no bairro Tancredo Neves, zona sudeste de Teresina, que receberá o seu nome, como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados por ele na cidade e na Igreja particular de Teresina. Uma missa presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito vai marcar o momento previsto para iniciar às 19h na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição de Maria.
De acordo com o padre Antônio Carlos da Silva o local é uma conquista para a comunidade que passa a contar com um espaço de convívio, lazer e prática esportiva. E ainda de acordo com o sacerdote uma homenagem merecida para aquele que foi um cidadão e um exemplo de fiel filho do Pai. “O novo espaço receberá o nome de Dom Celso por um pedido meu junto à Prefeitura Municipal de Teresina. Nada mais justo, pois foi Dom Celso quem criou a Paróquia. Podemos ainda elencar as ações evangelizadoras desenvolvidas por ele durante seu bispado”, informou o padre.
Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir” e tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos. Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar Arcebispo Emérito da Arquidiocese, escolheu continuar a servir e a viver em Teresina. No dia 28 de setembro do ano passado, após sofrer uma parada cardíaca, faleceu e foi ao encontro com o Pai deixando um exemplo e legado para nossa Igreja.
De acordo com Evandro Hidd, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste a escolha pelo nome de Dom Celso se deu pela sua missão à frente da nossa Arquidiocese. O gestor público explica que Dom Celso realizou importantes trabalhos sociais para melhoria da qualidade de vida de nossa gente.
“Acatamos essa orientação e é uma escolha que só engrandece o espaço. A comunidade ganha como o novo local e nós prestamos essa homenagem que é justíssima. São inúmeras as obras sociais realizadas por Dom Celso em nossa Teresina”, diz o gestor.
Sobre a nova praça
A obra foi realizada com recursos do Orçamento Popular . O novo espaço compreende uma área de 8.359,07 metros/quadrados. De acordo com a SDU Sudeste a praça ficará adaptada para pessoas com deficiência através da instalação de rampa e piso tátil. O local terá bancos em concreto, lixeiras, iluminação baixa especial de led, além de palco para eventos. Todo o projeto valoriza a manutenção da vegetação existente na área.
Além dessa estrutura ainda abrigará uma academia popular com aparelhos resistentes a ação do tempo.
Por Vera Alice Brandão