O projeto Amor Exigente existe no Brasil há mais de 30 anos. No Estado do Piauí, ligado à Arquidiocese de Teresina, teve início há 18 anos e o seu principal objetivo é ajudar famílias a se reorganizar, principalmente, aquelas que passam provações relacionadas à dependência química.
“Nossa intenção é ajudar, apoiar, orientar e reeducar as famílias. Hoje, os problemas ligados drogadição são mais constantes do que se imagina. Por isso, é necessário, sempre, esse apoio”, avalia a coordenadora da iniciativa no Piauí, Raimunda Estevão.
O Amor Exigente também tem como meta trabalhar a proteção social. Prevenir ainda é a melhor opção encontrada para minimizar os efeitos negativos que as drogas podem trazer para o seio familiar. De acordo com Maria de Lourdes, que coordena o grupo do Amor Exigente no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, a superação do vício tem que partir do indivíduo dependente. E o grupo de apoio leva a mensagem de que o fortalecimento da fé e o acompanhamento da família são essenciais para que a pessoa assistida supere essa etapa.
“A mudança é pessoal. E as famílias podem contribuir com essa transformação. Se queremos a mudança precisamos adotar posturas de aceitação do problema e de busca da melhoria”, sugere.
No último domingo (03) aconteceu o Encontro Estadual do Amor Exigente. O momento foi no Centro Pastoral Paulo Vi e reuniu membros estaduais na busca pela unidade das ações de auxílio às famílias.
“Muitas mudanças foram conquistadas através do Amor Exigente junto às famílias que passam por problemas de drogadição. Mas é claro que essas modificações se deram principalmente por conta do resgate da fé. Destaque para os voluntários que se dedicam para transformar vidas”, valoriza a coordenadora.
Núbia Coêlho é bióloga e teve problemas com depressão. Ela conheceu o Amor Exigente através dos pais que buscaram ajuda. Hoje ela é voluntária e colhe os frutos da busca pela melhora de vida. “O mais importante é trabalhar os princípios na sociedade e entender como a valorização da ética e da moral podem transformar vidas. Através do Amor Exigente me aproximei mais de Deus e tenho certeza que minha vida só tem melhorado a cada dia. Cada vez mais me sinto motivada a perseverar”, diz finalizando satisfeita.
Os encontros do ‘Amor Exigente’ acontecem todas as quartas-feiras das 19h às 21h, no Centro Pastoral Paulo VI e é aberto ao público.
Por Vera Alice Brandão