A Missa de Envio da 24° Caminhada da Fraternidade aconteceu na manhã de ontem (10) na Paróquia Santa Luzia, no bairro Promorar (Forania Sul II). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, concelebrada pelos padres Isaías Pereira (Integrante da Comissão Geral da Caminhada e Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Geová Mendes que é pároco da Paróquia Santa Luzia.
Estiveram presentes além da comunidade, as equipes de organização do evento e membros de grupos e movimentos da Igreja que apoiam e colaboram com a realização da Caminhada. Realizado há 23 anos pela Ação Social Arquidiocesana (Asa) , a Caminhada da Fraternidade reflete o espírito solidário do piauiense. Esse ano, o momento de fé tem como temática: Abraço nosso laço com o outro.
A Caminhada da Fraternidade é considerada um evento de grande importância para as obras sociais da Igreja porque é através da renda arrecadada com a venda dos kits usados pelos participantes que boa parte das instituições assistidas pela Igreja se mantém. Através desses recursos a Arquidiocese consegue apoiar e realizar obras, além de manter instituições com diferentes focos de atuação na assistência junto aos irmãos carentes.
Durante a homilia, o Arcebispo Dom Jacinto Brito, falou da grandiosidade de aceitar as missões que Deus escolhe para cada um . Ele destacou também o quão importante é a Missa de Envio e abençoou a todos que irão trabalhar em prol da Caminhada da Fraternidade 2019.
“Ecoa em nossos ouvidos o grito do Senhor sobre quem Ele vai enviar. E no calendário da Caminhada esse dia, esse momento, se chama envio. Não escolhemos a leitura prevista para esse quinto domingo do tempo comum. E o Senhor nos dá a Palavra: ‘Eis-me aqui’. E quem dera que no final dessa Santa Missa a nossa resposta seja como a de Isaias. Que disse: Eis-me aqui, Senhor”, disse o Arcebispo invocando as equipes para a missão de engajamento e serviço na Caminhada.
Benta Reis e o esposo Ricardo Reis integram a equipe de coordenação geral e de vendas da caminhada. Para ela o momento de bênçãos é também um motivo a mais para se sentir motivados e colaborar com a Igreja. “Nós temos ciência dos muitos irmãos que precisam da nossa ajuda e apoio. E quem chama é o Senhor. Como filhos de um mesmo Pai devemos contribuir para a melhoria daquele que está em situação de abandono, daquele que está doente, daquele que está desamparado ou foi abandonado. É para isso que a Caminhada da Fraternidade existe”, diz se sentindo motivada para a maratona de trabalhos que antecedem a data da Caminhada, sempre realizada no segundo domingo do mês de junho.
Com a realização da 23° edição, projetos e instituições (incluindo lares, abrigos e casas de passagens, além de iniciativas de pastorais) foram beneficiados com os recursos. A casa por excelência apoiada pela Caminhada é o Lar da Fraternidade. O centro de passagem abriga pessoas com HIV-Aids que vem à Teresina para tratamento médico.
Lançamento
E está marcado para o próximo dia 14 de fevereiro o Lançamento da Caminhada da Fraternidade 2019. Será no Salão Paroquial, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste), às 19h. Após esse momento a organização dará início, dia 15, à comercialização dos kits da caminhada que esse ano será vendido no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Fotos – Alan Matos
Por Vera Alice Brandão