A equipe arquidiocesana responsável pela Campanha da Fraternidade 2019 realiza no próximo dia 9 de fevereiro, um seminário preparatório à CF que é vivenciada no Tempo da Quaresma e que esse ano abordará a temática: ‘Fraternidade e políticas públicas’ e lema: ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça’, passagem bíblica do Livro do Profeta Isaías, capítulo 1, versículo 27. O encontro deve reunir representantes das diferentes paróquias, grupos, pastorais ou movimentos.
O Seminário terá momentos de oração e abordagens com a exposição do tema da Campanha. Os participantes também serão convidados a fazer uma partilha de experiências sobre o assunto.
“A intenção é lançar um olhar sobre a realidade, para delinear as ações. Desta forma poderemos traçar metas, objetivos, ações para a vivência da Campanha em toda nossa Arquidiocese”, explica Padre Leonildo Campelo, coordenador arquidiocesano da CF.
A Arquidiocese realiza esse Seminário para preparar a Campanha da Fraternidade em um formato de curso. A programação contempla ainda um circuito de palestras, oficinas e bate-papos.
“Nossa intenção é trabalhar abordagens extremamente importantes e relacionadas à temática do ano. Entendemos que através desse estudo, o trabalho se aproxima do Evangelho, isto é, supera-se aquele trabalho de se levar a Palavra de Deus, apenas no plano teórico, e atinge-se a efetivação da Palavra por meio de atos concretos da comunidade cristã”, acredita o sacerdote.
O Texto-Base, onde é explicitado o sentido da CF/2019, explica, por exemplo, que trabalhar de forma conjunta para a efetivação das Políticas Públicas, tais como, segurança pública, saúde e educação, mostra que as intenções estão diretamente ligadas aos ensinamentos de Cristo e, portanto, resgata a dignidade da pessoa humana.
“Reconhecemos que ‘Fraternidade e políticas públicas’ é um tema amplo para se trabalhar, especialmente no momento em que vivemos no país, com tantas intolerâncias aos pensamentos divergentes. Mas, o Evangelho nos instruiu que todos somos irmãos! Não há exceção. E a CF/2019 vem para nos lembrar isso, estimulando-nos a lutar por uma vida digna com condições básicas a todos os nossos irmãos e irmãs”, encerra o padre.
Por Vera Alice Brandão