A Pastoral da Saúde no Brasil é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O trabalho da pastoral é empenhado na aproximação e interação com as dioceses e regionais de todo o país, visando o cuidado com os doentes e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho da Diaconia da Saúde na Arquidiocese de Teresina tem alcançado importantes conquistas. Para o ano de 2019 um calendário extenso de atividades será executado nas unidades de saúde da capital, Teresina.
Na avaliação do coordenador da diaconia, diácono Wilson Costa, os trabalhos tem se fortalecido e chegam, pouco a pouco, em lugares onde não existia atuação. Para ele, tudo é fruto da aceitação das unidades e dos irmãos que abraçam essa causa sendo voluntário ou agente e colaborando com as atividades.
“O trabalho dos agentes é de suma importância. Também julgo que estarmos inseridos dentro dos conselhos municipais, estaduais e nacionais de saúde, ocupando muitas cadeiras e isso faz com que essas bandeiras de luta se tornem realidade e motivo de melhora para a vida do enfermo”, destaca o diácono.
E falando em enfermo, foco do cuidado e trabalho da Diaconia, o diácono antecipa que no próximo dia 11 de fevereiro as orações se voltam para a passagem desse dia. “Teremos uma missa na capela do HGV para pedir saúde aos nossos irmãos que precisam. Nesse período teremos o tríduo que começa dia 06 e encerra dia 11 com missa às 12h”, antecipa.
O calendário contempla momentos importantes também como o dia do idoso (27 de setembro), dia mundial da amamentação (10 de outubro), dia do médico (18 de outubro), dia do cego (13 de dezembro). Outras atividades como visitas a enfermarias e seminários também serão realizados. Também estão agendados tríduos nos meses de junho e agosto. Em julho, dia 13, acontece a formação com orientações para visita a doentes. Agosto também sedia o retiro para profissionais da saúde (03 e 04 de agosto).
O diácono Wilson Costa sinaliza para 2019, as dimensões de atuação do trabalho da diaconia: “A primeira delas, a dimensão da assistência solidária, depois a dimensão de comunidade, propiciando campanhas e uma medicina mais preventiva. Um terceiro ponto é a luta pelas politicas publicas de saúde”, diz finalizando.
Calendário 2019
Encontro Nacional
Em 2019, a Pastoral da Saúde vai reunir em Foz do Iguaçu (PR), um encontro nacional de coordenadores regionais arquidiocesanos e diocesanos, entre os dias 16 e 19 de maio. A intenção é discutir os principais desafios do momento.
Por Vera Alice Brandão