A Arquidiocese de Teresina continua sua missão evangelizadora ao aproximar-se cada vez mais dos fiéis. Prova disso aconteceu no último domingo (13) quando foi criada mais uma paróquia no território arquidiocesano, a primeira de duas que estão planejadas para este ano de 2019.
Localizada na cidade de Miguel Alves, a 112km de Teresina, a recém criada Paróquia de São Bernardo de Claraval é um desmembramento das Paróquias de São Miguel Arcanjo (Miguel Alves) e Nossa Senhora dos Remédios (União), pertencentes a Forania Rural III da Arquidiocese.
Geograficamente a Paróquia de São Bernardo de Claravel localiza-se entre dois municípios, Miguel Alves e União, mais especificamente no Centro do Designo, região do Grande Nilo. Essa localização proporciona destaque por ser a primeira paróquia criada entre dois municípios rurais em toda história da Arquidiocese.
Não é apenas a localização que chama atenção. A população que será atendida espiritualmente com a presença da Igreja compreende um número de aproximadamente 20 mil habitantes, como afirma Padre Jailton Pinheiro, pároco na igreja de São Miguel Arcanjo: “Ao todo serão 66 comunidades que estarão ligadas à recente paróquia criada. Uma paróquia diferenciada no seu estilo pastoral e também na sua capacidade de estar próxima ao povo nesta realidade dos assentamentos e, sobretudo, uma realidade rural”, explicou o sacerdote.
Desde de 2014, já na administração de Dom Jacinto, os fiéis desejavam a presença fixa de um padre no local. A forte presença da comunidade de forma participativa e fervorosa fez com que uma atenção especial fosse dada ao lugar, como afirma Dona Jacir, moradora há mais de 60 anos na região. “Eu fico muito feliz pelo momento. Meu desejo é que as melhorias sejam constantes em nossa comunidade. A nossa paróquia precisa muito da cultura espiritual”, afirma.
Dezenas de pessoas se reuniram no Ginásio Poliesportivo, no Centro do Designo, para acompanhar a celebração que foi presidida por Dom Jacinto Brito, Arcebispo Metropolitano de Teresina. Foi também Dom Jacinto o maior incentivador para que esse momento pudesse se tornar realidade. Saudado pelo Clero e pela população local, ele exaltou sua felicidade e esperança com o novo templo católico. “Estamos vivendo um momento único! É a primeira vez na história da Arquidiocese de Teresina que se cria uma paróquia no interior de dois municípios. Dessa maneira a Igreja demonstra sua presença materna junto aos seus filhos, sinaliza a presença do bom pastor junto ao seu povo. Uma Igreja em saída, que não espera, mas vai ao encontro”, afirmou o Arcebispo, destacando o vigor, a beleza e a esperança na Igreja e no povo que a forma.
A criação da paróquia foi apenas o primeiro passo para a continuidade da caminhada evangelizadora que terá à frente o Padre Francisco Rosa acompanhado do Diácono Francisco Aquino. Juntos eles terão a missão de manter viva a fé deste povo fervoroso. Segundo o Padre Francisco Rosa a realidade da região é familiar a sua, de forma que encontra características semelhantes à sua criação. “Vir para São Bernardo é uma realidade minha. Sou filho de agricultor, de uma família pobre que conseguiu vencer através da roça. Eu tenho identidade com esse local. Evidente que teremos desafios, mas não estou só. A missão não será apenas do padre e do diácono, mas da boa vontade dos homens e mulheres de bons corações desta comunidade. Eu não quero ser apenas padre, quero ser amigo. Espero contar com a generosidade de cada pai e mãe de família”, conclui o padre da nova Paróquia.
História de São Bernardo Claraval
São Bernardo nasceu em 1090, no Castelo de Fontaine, região de Borgonha, França. Filho de um nobre chamado Tescelin Sorrel, o Vermelho e de Aleth de Monthbard, mulher virtuosa venerada como bem aventurada. Teve sete irmãos dentre os quais era o terceiro. Bernardo sempre se destacou pela inteligência e pela beleza física. Aos 9 anos foi para a escola canônica, e destacou-se principalmente na literatura.
Bernardo era homem de estudo e oração, praticando com austeridade a regra do mosteiro, a mesma escrita por São Bento. Bernardo dedicava-se à oração e ao ensino da catequese. Tinha grande dom de oratória e convertia muitos com quem conversava, tanto que levou o para o mosteiro o irmão mais novo e seu pai.
Após dois anos em Cister, Bernardo foi enviado para o vale de Langres em 1115, com a missão de fundar a Abadia de Claraval, (vale claro), tornando o seu primeiro Abade, com apenas 25 anos. Em pouco tempo a Abadia ficou conhecida em toda a França e posteriormente por toda a Europa como um lugar onde se vivia a oração, o trabalho, a humildade, a caridade e a cultura profunda.