Migrar é um direito humano universal! Migrar diz respeito à mobilidade espacial das pessoas, ou seja, trocar de casa, de cidade, de região, de estado ou de país. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. Todos nós temos, em nossas famílias, realidades migratórias, deslocamentos. Uns migram por escolha, outros são forçados a isso.
Partindo dessa realidade, a Cáritas Brasileira e o grupo da Signis Brasil Jovem lançam a campanha #EuMigrante que tem como objetivo mostrar a realidade e o drama vivido pelos migrantes, em especial os venezuelanos que chegam ao Brasil. A campanha quer também sinalizar caminhos para ajudá-los no processo de integração, como nos pede o papa Francisco: “acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e os refugiados”.
O objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas e recursos para a questão migratória no Brasil, com foco para a crise humanitária vivenciada na fronteira Brasil & Venezuela. A campanha #EuMigrante estrutura-se em três momentos: 1) Sensibilização; 2) Mobilização; e 3) Integração. A proposta é que ao longo do primeiro semestre de 2019, diversas ações sejam dinamizadas pelo país.
Essa não é uma campanha somente da Cáritas Brasileira e da Signis Brasil Jovem, mas uma campanha de todos nós, que entendemos que a vida em plenitude (Jo 10,10) só é possível com amor, acolhida, dignidade e fraternidade. No site da campanha http://eumigrante.org/ é possível verificar as diversas maneiras de ajudar, seja com quantias em dinheiro ou doações de móveis, eletrodomésticos, roupas e calçados em bom estado de uso, bem como produtos de limpeza e de higiene pessoal.