A festa de Santo Reis que também é chamada de folia de Reis ou Reisado é uma festa popular e tradicional especialmente entre os católicos brasileiros. A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã-portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX.
De acordo com o padre Daniel Rodrigues, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Santa Fé, Forania sul II da Arquidiocese de Teresina, a festa dos Santos Reis é conhecida na Igreja como Festa da Epifania do Senhor, essa palavra significa “manifestação”. “Deus no seu filho se manifesta ao mundo, aos povos. Esses povos são representados pelos magos, que popularmente são chamados de reis”, enfatiza o padre.
Ainda de acordo com o Padre Daniel a festa que homenageia os três Reis Magos foi ganhando, no decorrer do tempo, mais importância religiosa.
“Até certo tempo era uma festa mais popular, folclórica. Mas se tornou uma festa religiosa. O sentido é o mesmo. A revelação de Deus aos povos da terra, representados pelos magos. Na verdade o evangelho não fala em Reis, mas em magos. Ou seja, eram, na verdade, homens sábios que podemos chamar de cientistas numa linguagem moderna. Eles se rendem àquele que é a verdadeira sabedoria, Jesus, o Salvador do mundo. Trazem presentes para oferecer ao verdadeiro rei. O ouro significa a sua realeza, o incenso a divindade e a mirra a sua doação da vida, o seu sofrimento por nós”, explica.
Em Teresina muitos celebram essa festividade popular que ocorre no período de 01 a 6 de janeiro. O médico mastologista Luís Airton, que há mais de 20 anos se reúne com os amigos para celebrar a festa , afirma que esse é um momento de conservar a cultura popular e avivar ainda mais a fé.
“É uma festa católica que tem uma relação muito forte com o popular. Juntamente com alguns amigos nos reunimos para celebrar essa festividade, pois compartilhamos juntos a ideia de conservar essa tradição. Entendemos que além de ter um caráter religioso importante, a festividade tem o seu lado profano que valoriza a manifestação cultural folclórica do dia de Reis” destaca.
O dia 6 janeiro, dia de reis, é marcado pela manifestação do Salvador do mundo a todas as nações. É nesse dia que se encerra, na Igreja, o Ciclo do Natal e são desmontados os presépios e os enfeites que compõe a celebração natalina.
Por: Rodrigo Carvalho